CONGRESSO TERÁ ÓRGÃO DE CONTROLE DA ABIN
A comissão que fará o controle externo do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) deve ser composta por três deputados e três senadores: os líderes da maioria e da minoria e o presidente das comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado.
Dessa forma, os integrantes da comissão serão os senadores José Sarney (PMDB-AP), presidente da CRE; Jader Barbalho (PMDB-PA), líder e presidente do PMDB; Heloísa Helena (PT-AL), líder do Bloco de Oposição; e os deputados Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), presidente da CRE; Aécio Neves (PSDB-MG), líder do PSDB; e Aloísio Mercadante (PT-SP), líder do PT.
Pela lei, o órgão de controle tem como competência fiscalizar a execução dos atos previstos na política nacional de inteligência. A lei coloca a Abin como órgão central do Sisbin, com a missão de produzir conhecimentos para assessorar o presidente e garantir a proteção de informações relacionadas à segurança da nação. A Abin é definida pela lei como órgão de assessoramento direto da Presidência da República.
20/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministério do Esporte terá órgão para controle antidoping, informa Aldo Rebelo
Demóstenes elogia Lula por afastar cúpula da Abin e cobra controle do Congresso
ACM AFIRMA QUE CONGRESSO TERÁ PODERES PARA CONTROLAR A ABIN
Congresso terá órgão permanente para combater violência contra mulheres
Congresso terá órgão permanente para combater violência contra mulheres
CRE INSTALA ÓRGÃO QUE CONTROLARÁ ABIN