Congresso vai examinar reformas em tempo recorde
O presidente do Senado, José Sarney, disse nesta terça-feira (29) que a disposição do Congresso Nacional é a de examinar com urgência as reformas que serão entregues nesta quarta-feira (30) ao Legislativo, pessoalmente, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade prevista para as 16hs, no Plenário da Câmara dos Deputados.
Segundo Sarney, se o Poder Executivo conseguiu ouvir a sociedade brasileira e elaborar as propostas de reforma dos sistemas previdenciário e tributário em apenas quatro meses, o Congresso também poderá discutir e votá-las num prazo máximo também de quatro meses.
Ao comentar o significado das reformas propostas pelo presidente da República, o presidente do Senado disse que elas apontam para o caminho do equilíbrio social, ressaltando a conduta mantida até aqui pelo presidente Lula, de usar o seu carisma e a sua liderança não para negar tudo o que foi feito no país até hoje, mas para propor mudanças essenciais à melhoria da vida do povo brasileiro.
Para Sarney, as reformas não são as ideais, mas as possíveis, levando-se em conta o conjunto dos diferentes interesses dos mais diversos setores da sociedade.
- Há mais de 100 anos falamos em reformas - afirmou. A diferença, agora, para o presidente do Senado, é que há, por trás delas, uma decisiva -vontade política de realizá-las-.
Sarney observou, também, que o momento é propício às mudanças, pois houve no Brasil um enorme amadurecimento da classe política.
29/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Congresso e Conselho de Desenvolvimento Econômico podem discutir reformas ao mesmo tempo, diz Paim
Sarney espera que "em breve" Senado tenha mais tempo para examinar MPs
Tempo maior para o Senado examinar MPs será votado nesta quarta pela CCJ
Reforma do CPC chega ao Plenário em tempo recorde
Congresso se reúne para examinar vetos
Congresso volta a examinar acordos com o Canadá