Congresso vota LDO 2009 nesta quinta-feira
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2009 será votada em sessão conjunta do Congresso Nacional nesta quinta-feira (10), a partir das 12h30, no Plenário da Câmara dos Deputados. A matéria foi aprovada na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) na última quinta-feira (3).
O texto da relatora Serys Slhessarenko (PT-MT), acatado por unanimidade pelos membros da comissão, eleva para R$ 453,67 o valor do salário mínimo a partir de fevereiro de 2009. O Executivo havia proposto o valor de R$ 449,97.
Uma alteração de destaque trazida pelo texto diz respeito à execução provisória do Orçamento no caso de não-aprovação da lei até o final de dezembro. De acordo com o substitutivo, nessas circunstâncias, será permitido realizar 1/12 de ações programáticas incluídas na lei orçamentária por mês. A regra atual permite a realização de um limite anual de 3/12 de ações programáticas.
A lei determina que a liberação desses recursos esteja condicionada a casos de calamidade pública, necessidade de garantia de preços mínimos para alimentos e investimentos nas estatais - estes últimos condicionados a divulgação detalhada de sua destinação.
Laércio Franzon / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
09/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Congresso vota LDO 2009 nesta terça-feira
Congresso vota LDO nesta quinta-feira e entra em recesso
Congresso vota créditos adicionais nesta quinta-feira
Congresso vota créditos adicionais nesta quinta-feira
Congresso vota orçamento para 2009 na quarta-feira às 12h
Congresso vota créditos suplementares na quinta-feira