Conheça a história da Associação Psicanalítica Internacional, que receberá homenagem do Senado
O Senado comemora, no horário do expediente que antecede a sessão plenária desta quinta-feira (25), às 14h, o centenário da Associação Psicanalítica Internacional (International Psychoanalytical Association - IPA). O requerimento solicitando o evento é da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) e contou com apoio de outros senadores.
Por iniciativa do médico Sigmund Freud (1836-1939) e de seus colaboradores, a IPA foi criada durante o segundo congresso internacional de psicanálise, realizado em Nuremberg, na Alemanha, em março de 1910. A proposta de fundar a IPA surgiu dois anos antes, durante uma reunião realizada em Salzburgo, na Áustria, em 27 de abril de 1908.
Hoje, a IPA é sediada em Londres, tem mais de 12 mil membros associados e serve de referência científica para os psicanalistas do mundo inteiro, segundo Marisa Serrano. A instituição também promove intercâmbio contínuo entre profissionais de várias regiões e países e estimula a criação de grupos de psicanálise em todas as partes do planeta.
"A Associação busca estimular a criação de grupos de psicanálise em todas as partes do globo promovendo debates, fazendo pesquisas, desenvolvendo políticas de treinamento e estabelecendo parcerias com outras instituições. No início, o principal papel da Associação era organizar os congressos científicos, com a maciça participação de psicanalistas do mundo inteiro. Hoje, tem um papel muito mais ativo durante todo o ano, tendo elevado consistentemente o número de associados", afirmou Serrano.
A senadora destaca que a IPA é a principal instituição de coordenação e regulação da psicanálise em âmbito mundial, tendo como missão garantir o desenvolvimento desse campo do conhecimento, voltado, especialmente, para o benefício dos pacientes.
Em 1997, foi criado o Comitê da IPA para as Nações Unidas e, no ano seguinte, a instituição virou consultora junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. Sua expansão pelo mundo chegou até a China, que realizou, este ano, a primeira conferência psicanalítica naquele país, na qual debateu, entre outros temas, a evolução da psicanálise nos países asiáticos.
Febrapsi
No Brasil, é a Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi), fundada em 1967, que congrega e articula as ações das sociedades de psicanálise vinculadas à IPA existentes no Brasil. Sediada no Rio de Janeiro, a Febrapsi reúne, atualmente, 12 sociedades e 11 núcleos de psicanálise no país.
A entidade promove, a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Psicanálise, e produz regularmente a Revista Brasileira de Psicanálise, com trabalhos de psicanalistas brasileiros. As sociedades de psicanálise regionais também produzem suas próprias publicações.
19/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado comemora centenário da Associação Psicanalítica Internacional
Dilma Rousseff receberá homenagem de ONG internacional por dedicação ao serviço público
Conheça a história apresentada pelo mamulengo do Senado
Senado faz homenagem à Associação de Magistrados
Senado presta homenagem à associação de auditores fiscais da Receita
Conheça a história do Instituto Biológico