Conheça as bancadas que assumirão em 31 de janeiro de 2003
A bancada do PT detém o maior número de deputados para a próxima Legislatura. Ampliou de 11 para 13 as cadeiras. Destes, seis são deputados novos: Raul Pont, Sérgio Görgen, Adão Villaverde, Estilac Xavier, Sérgio Stasinski e Fabiano Pereira. Os outros sete foram reeleitos: Elvino Bohn Gass, Flávio Koutzii, Ronaldo Zülke, Ivar Pavan, Dionilso Marcon, Luis Fernando Schmidt e Edson Portilho. As deputadas estaduais Maria do Rosário e Luciana Genro elegeram-se para a Câmara dos Deputados. O deputado Roque Grazziotin não se reelegeu para estadual e Cecília Hipólito não conseguiu eleger-se para federal.
A bancada do PPB é a segunda em número de cadeiras, com 10 deputados. Reelegeu sete dos atuais que compõem a legislatura: Vilson Covatti, João Fischer, Frederico Antunes, Adolfo Brito, José Farret, Valdir Andres e Marco Peixoto. Elegeu três novos: Jair Soares, Jerônimo Göergen e Pedro Westphalen. O deputado Otomar Vivian não se reelegeu para estadual. A deputada Maria do Carmo não disputou a eleição. Dois pepebistas concorreram a federal: Érico Ribeiro foi eleito e Francisco Áppio não se elegeu.
Com nove deputados a bancada do PMDB será a terceira força política da próxima legislatura. Reelegeu quatro dos atuais cinco, sendo que José Ivo Sartori irá para a Câmara dos Deputados. Os reeleitos são: João Osório, Elmar Schneider, Alexandre Postal e Jair Foscarini. Os novos deputados do PMDB são: Fernando Záchia, Alceu Moreira, Janir Branco, Márcio Biolchi e Nelson Harter.
O PDT repetiu o número de deputados eleitos para o próximo mandato. Foram sete, sendo seis deles reeleitos: Vieira da Cunha, Giovani Cherini, Kalil Sehbe, Paulo Azeredo, João Luiz Vargas e Adroaldo Loureiro. O deputado Ciro Simoni não conseguiu a reeleição, e em seu lugar assumirá a nova deputada Floriza dos Santos.
A bancada do PTB terá seis deputados a partir de 31 de janeiro de 2003. Todos reeleitos: Iradir Pietroski, Edemar Vargas, Osmar Severo, Abílio dos Santos, Manoel Maria e Luis Augusto Lara. O deputado Sérgio Zambiasi foi eleito Senador e os deputados Eliseu Santos, Paulo Moreira e Aloísio Classman não conseguiram a reeleição.
O PPS, cuja bancada foi formada na atual legislatura por um dissidente do PSB, deputado Bernardo de Souza, seguido por cinco do PMDB, deputados Mário Bernd, Paulo Odone, Berfran Rosado, Cézar Busatto e Iara Wortmann, terá apenas três representantes a partir de 2003. Foram reeleitos Bernardo, Busatto e Berfran. Odone, que concorreu a deputado federal não se elegeu.
A bancada do PSDB renovou 100% e ampliou o número de cadeiras. Não se reelegeram os deputados Adilson Troca e Jorge Gobbi. Foram eleitos para compor a bancada, Ruy Pauletti, Sanchotene Felice e Paulo Brum.
O PSB, que estava sem representação na Assembléia, conquistou uma bancada com dois deputados: Sérgio Peres e Heitor Schuch. O PFL que tem dois parlamentares, Onyx Lorenzoni e Germano Bonow ficou reduzida para um, tendo elegido Marlon Santos. Onyx foi eleito deputado federal e Bonow, que concorreu a vice-governador na chapa de Antônio Britto, não foi para o 2º turno.
10/11/2002
Artigos Relacionados
Presidente eleito vai poder mudar o orçamento de 2003 por meio de negociações com bancadas
Taxa de desemprego continua menor para janeiro desde 2003
Metrô: Conheça a programação cultural para o mês de janeiro
Militares que assumirão Missão no Haiti em 2011 iniciam preparação
Novas bancadas na Câmara
Bancadas se fortalecem na Câmara