Conhecimento é fundamental para produção sustentável, diz ex-ministro da Agricultura
É preciso conhecer os biomas brasileiros e aprender a manejá-los para desenvolver a agropecuária com preservação ambiental. A avaliação é do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, que participou nesta terça-feira (5) de audiência pública com o objetivo de debater o projeto de novo Código Florestal. O debate foi promovido pelas comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).
Paulinelli disse que o Brasil começou a investir em tecnologia agropecuária na década de 60, sem, no entanto, conhecer os biomas brasileiros. Essa falta de conhecimento, ressaltou, foi a razão de o país não produzir em grande escala. Para ele, a atualização do Código Florestal deve apresentar soluções para que a agricultura brasileira se desenvolva e, ao mesmo tempo, haja cuidado ambiental.
- Não percamos a oportunidade do Brasil de hoje, mais competente. Indiquemos as soluções para que a agricultura tropical seja a mais preservacionista do mundo - sugeriu.
Alysson Paulinelli também criticou a "tendência de elaboração de códigos com enfoque mais fiscalizador do que estimulador da preservação ambiental". Segundo ele, a ênfase na fiscalização pode contribuir para corrupção. O conhecimento científico e tecnológico, ressaltou, poderá oferecer soluções eficientes que vão além da mera discussão sobre tamanhos de áreas a serem preservadas.
- Estamos discutindo em cima de "achismos", sem base científica. Será que não somos competentes para chamar uma Embrapa que busque conhecer os biomas e dar a eles a forma mais racional de utilização? - perguntou Paulinelli, ao afirmar que existem recursos financeiros e tecnológicos para desenvolver o agronegócio de forma sustentável.
Na opinião da senadora Ana Amélia (PP-RS), há produtores brasileiros comprometidos com a sustentabilidade. No entanto, afirmou, eles não têm condições de se desenvolver por falta de investimentos no setor. Em sua avaliação, deve haver mais consulta à ciência na tomada de decisões que envolvem o meio ambiente.
Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.
05/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cartilha sobre produção orgânica e agricultura sustentável já pode ser acessada
Ministro da Agricultura diz é preciso aumentar produção de trigo no país
Ministro não vê conflito entre produção familiar e grande agricultura
Ministro destaca desafio de preparar o País para mundo do conhecimento
Ministro da Educação diz que País deve se preparar para a sociedade do conhecimento
Centro de Altos Estudos: produção de conhecimento