Ministro destaca desafio de preparar o País para mundo do conhecimento
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta sexta-feira, 4, que “nosso grande desafio é preparar o Brasil para a sociedade do conhecimento”, durante o seminário Brasil em Perspectiva, promovido pelo Centro de Altos Estudos Brasil Século XXl, na faculdade de economia da Universidade de Campinas (Unicamp), na cidade do interior paulista.
O evento também contou com a presença do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e do economista Luiz Gonzaga Belluzzo, entre outros economistas.
Mercadante destacou os avanços do governo nos últimos anos na área da educação, desde a pré-escola até a pós-graduação, o que, segundo ele, é fundamental para estimular a produtividade brasileira. O ministro disse que o Pacto pela Educação na Idade Certa, programa do governo federal para fazer com que todas as crianças saibam ler, escrever e interpretar um texto até os oito anos de idade, conta com 310 mil alfabetizadores e o apoio de 38 universidades.
Ele destacou o crescimento das matrículas no ensino médio e, no ensino superior, a criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que já matriculou 4,6 milhões de alunos em pouco mais de dois anos e meio. Mercadante também citou a concessão de 53,5 mil bolsas do programa Ciência sem Fronteiras e a politica de cotas para o ingresso em universidades federais, que neste ano destina, pelo menos, 12,5% das vagas para estudantes de escolas publicas.
O ministro ainda reiterou a importância da vinculação dos royalties do petróleo para a educação, como forma de criar um mecanismo sustentável de financiamento para a educação.
Fonte: MEC
07/10/2013 10:54
Artigos Relacionados
Ministro da Educação diz que País deve se preparar para a sociedade do conhecimento
Bom Dia Ministro destaca investimentos em portos para Copa do Mundo de 2014
Quintanilha quer preparar setor de turismo para Copa do Mundo de 2014
Hartung conclama país a preparar-se para os desafios da Alca
País deve preparar-se para antecipação das próximas eleições, diz Saturnino
Cerca de 2,6% do conhecimento novo no mundo vem do Brasil