CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EXIGE CIDADANIA E EDUCAÇÃO, DIZ CABRAL



Ao lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5, o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) disse ser necessário que a sociedade brasileira dê prioridade ao desenvolvimento da cidadania e invista em educação, pois sem elas "não há processo político, não há consciência ambiental, não há defesa de meio ambiente e não há futuro". Ele comunicou que já está disponível o livro Caderno Legislativo nº 3/98 - Tratados Internacionais de Recursos Hídricos, definido pelo parlamentar como sua "modesta contribuição ao exercício da cidadania" pelos brasileiros.

Na avaliação do senador amazonense, a questão mais ampla da preservação ambiental comporta três pontos distintos e complementares. De um lado, observa Bernardo Cabral, "somente a capacitação de toda a sociedade e, principalmente, das novas gerações, vai fazer com que a dimensão ambiental entre no cotidiano da vida brasileira" - e para isso, sustenta, necessita-se de investimento, pessoal e vontade política.

De outro, ele destaca nunca ter visto, na elaboração dos planos de governo, a participação de especialistas e técnicos das áreas social e ambiental. "Como fazer um Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável contando somente com economistas e tecnocratas?" -pergunta o senador.

Cabral lamenta o afastamento dos "cidadãos de bem da política" e avalia que a sociedade brasileira carece de bons valores, que honrem o passado histórico do Brasil e antevejam o futuro que o país merece.

O senador alertou para os contrastes presentes no livro The State of the World, editado pelo World Resources Institute, de Nova York, onde se verifica que três dias de gastos militares mundiais dariam para custear o Plano de Ação das Florestas Tropicais por cinco anos, e que dois dias desses gastos militares seriam suficientes para custear o Plano de Ação da ONU e conter a desertificação do Terceiro Mundo por 20 anos. O senador sugeriu a leitura dessa obra pelos governantes e tomadores de decisão de todo o mundo.



08/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ambiente: Aumento do número de aves reflete mudanças na educação e consciência ambiental

PARA BERNARDO CABRAL, O BRASIL AINDA NÃO TEM UMA CONSCIÊNCIA SOBRE A ÁGUA

Instituição se mobiliza para promover consciência ambiental

Rollemberg: população brasileira tem ampliado sua consciência ambiental

Serys Slhessarenko aponta crescimento da consciência ambiental

Centro de Integração da Cidadania de Ferraz de Vasconcelos comemora Dia da Consciência Negra