Rollemberg: população brasileira tem ampliado sua consciência ambiental



A população brasileira tem ampliado sua consciência em relação ao meio ambiente. Foi o que declarou o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), em entrevista à Agência Senado na tarde desta segunda-feira (25), ao comentar os resultados da pesquisa divulgada pelo Senado sobre a relação do cidadão com o meio ambiente.

Organizada pelo Serviço de Acompanhamento da Opinião Pública do Senado (Sepop), a pesquisa de opinião traçou uma radiografia da relação do brasileiro com as questões ambientais e com o desenvolvimento sustentável. Os resultados, divulgados na semana passada, mostram que 90% dos cidadãos acreditam que preservar a natureza pode contribuir para o desenvolvimento da economia. Para 72% dos entrevistados, desenvolvimento econômico e proteção ao meio ambiente devem andar de mãos dadas.

Segundo Rollemberg, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), a pesquisa revela que o cidadão já entende que a preservação ambiental pode ajudar na produção econômica e em uma melhor qualidade de vida para todos.

 

Legislação e Rio+20

Para o senador, a população tem razão quando cobra mais efetividade das leis. A pesquisa revelou que 40% dos entrevistados afirmam que raramente as leis aprovadas no Legislativo são cumpridas. Para 71% dos cidadãos, a legislação brasileira sobre questões ambientais é branda demais. Rollemberg admitiu que, se a legislação ambiental fosse aplicada, a preservação do meio ambiente estaria em outro patamar.

- A impunidade termina estimulando práticas incorretas e criminosas – lamentou.

Na visão do senador, a pesquisa traz um recado claro para o Congresso Nacional: a população está preocupada com uma legislação para o futuro e que garanta melhores condições de vida. De acordo com Rollemberg, a realização da Rio+20 e os debates sobre o novo Código Florestal (PLC 30/2011) ajudam o cidadão a tomar consciência da importância do meio ambiente.

Rollemberg também disse que uma nova consciência ambiental por parte da população pode abrir um leque de oportunidades para as empresas que trabalharem de forma sustentável. A pesquisa mostra que 91% dos entrevistados disseram preferir comprar um produto de uma empresa que respeita o meio ambiente, ainda que essa mercadoria seja mais cara.

- Já é possível perceber um crescimento enorme das empresas que trabalham com produtos orgânicos. Cada vez mais, o quesito da saúde passa a ter peso na escolha por empresas que produzem de forma sustentável - disse o senador.

De acordo com Rollemberg, a realização da Rio+20 teve o mérito de mobilizar a opinião pública brasileira e mundial para as questões ambientais. Ele disse que os resultados concretos ainda serão conhecidos, mas destacou a importância da mobilização popular.

- Cada vez mais a população vai cobrar dos governos para que caminhe na direção de uma agenda de desenvolvimento sustentável - declarou.

Pesquisa

O Sepop entrevistou, por telefone, entre os dias 1º e 14 de junho, 1,2 mil moradores de 119 municípios, incluindo as capitais de todos os estados brasileiros. A margem de erro da pesquisa é de 3%. Por meio da sondagem, o brasileiro disse o que pensa sobre a relação entre a proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento econômico do país, a legislação nacional e os hábitos de consumo da população.

O objetivo da pesquisa era servir de auxílio para o trabalho dos senadores na Rio+20, realizada no Rio de Janeiro (RJ) entre os últimos dias 12 e 22 de junho. Para ver a íntegra da pesquisa, clique aqui.



25/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Consciência negra precisa ir além da data cívica, diz Rollemberg

Rodrigo Rollemberg homenageia os negros pelo Dia Nacional da Consciência Negra

Atendimento à população em situação de rua será ampliado

Programa que incentiva conservação ambiental será ampliado

AMPLIADO O PRAZO PARA A REDUÇÃO DO FPM DOS MUNICÍPIOS QUE PERDERAM POPULAÇÃO

Instituição se mobiliza para promover consciência ambiental