Consea mostra à Índia experiências brasileiras contra a fome



O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) enviou representante à Índia, país parceiro do Brasil nos grupos Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) e Ibas (Índia, Brasil e África do Sul), para apresentar a experiência brasileira neste setor e reforçar as políticas e campanhas relacionadas à segurança alimentar e nutricional naquele país. 

Nesta quarta-feira (21), o presidente do Consea, Renato S. Maluf, viajou para Lucknow, capital do estado de Uttar Pradesh, um dos maiores da Índia, com mais de 150 milhões de habitantes, e de lá seguiu para um vilarejo rural, bem no interior, de nome Gramin Majdoor Songh.

Em Uttar Pradesh, Maluf  participou de encontros com os dálits, os chamados intocáveis, que formam o grupo social mais pobre entre os pobres da Índia. O representante brasileiro foi homenageado com um colar, ouviu relatos sobre os problemas locais e recebeu um abaixo assinado com as demandas deles. 

 

"O mais emocionante ficou por último", relatou ele. "Fui a uma escola construída e gerida pela comunidade (todos dálits), onde um grupo de crianças me aguardava, sentadas, segurando cadernos. Numa das falas, uma criança falou "não queremos mais mendigar, queremos nossos direitos". Para o presidente do Consea, foi o momento mais emocionante.


Além do encontro de quarta-feira, um dos eventos mais importantes que o Consea participou foi a Conferência Internacional "As dinâmicas da transformação rural nos países emergentes", realizada de quarta a sexta-feira (14 a 16). Esse evento reuniu cerca de 300 participantes, entre representantes de países emergentes, como Brasil, China, Índia e África do Sul. 

 

Na segunda-feira (19),Maluf  participou, em Nova Déli, de uma manifestação pública, de rua, em prol da Campanha Rigth to Food. À tarde foi convidado para assistir ao encontro dos integrantes da campanha com parlamentares de vários partidos. O tema central são os pontos de discordância que têm com a proposta do governo de lançar uma lei de segurança alimentar (Food Security Act). 

 

O presidente do Consea foi convidado a falar para pessoas de todos as regiões da Índia, para que ele fizesse uma apresentação sobre as experiências brasileiras. 

 

Na terça (20), Renato Maluf viajou até o estado de Assan, onde participou de encontro na capital (Gwahati) com os integrantes do Coletivo Popular para a Alimentação e Condição de Vida. Nesse evento ele também apresentou a experiência brasileira e debateu com os indianos os desafios comuns. 

Fonte:
Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea)



23/04/2010 20:19


Artigos Relacionados


Consea e FAO lançam no Brasil campanha mundial contra fome

João Alberto defende aproveitamento de experiências no combate à fome

MDS leva experiências brasileiras ao México

Experiências brasileiras da economia criativa são apresentadas na Rio+20

Experiências Afro-brasileiras na Gestão Pública é tema de seminário

Consea define plano contra extrema pobreza