Consea e FAO lançam no Brasil campanha mundial contra fome



Nesta quinta-feira (1º), durante a XVII Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), será lançada no Brasil a campanha “1billionhungry” (um bilhão com fome, na tradução literal). O representante regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para a América Latina e Caribe, José Graziano da Silva estará no País para apresentar a iniciativa.


Além dos conselheiros do Consea, uma delegação de 40 conselheiros de segurança alimentar da América Latina e Caribe participará da atividade.

A campanha "1billionhungry" usa imagens e mensagens fortes para chamar atenção para e pedir um basta ao problema da fome. O símbolo da iniciativa é um apito amarelo, com objetivo de encorajar as pessoas a apitar contra a fome. Um dos destaques da campanha é uma petição on-line pede que os governos façam da erradicação da fome sua principal prioridade. O documento pode ser acessado e assinado através do site.


Segundo dados da FAO, a produção agrícola global precisa aumentar 70% para alimentar uma população estimada de nove bilhões de pessoas em 2050. Se as ações mundiais continuarem no mesmo ritmo, o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio de reduzir pela metade o percentual de pessoas com fome até 2015 não será alcançado.


Do total da população mundial que passa fome, 642 milhões vivem na Ásia e no Pacífico, 265 milhões na África Subsaariana, 53 milhões na América Latina e Caribe, 42 milhões no Oriente Médio e norte da África e 15 milhões em países desenvolvidos.


Outros eventos de lançamento da campanha estão sendo organizados em diversas cidades do mundo como Roma (Itália), Yokohama (Japão) e Paris (França).

Fonte:
Consea

 



01/07/2010 14:18


Artigos Relacionados


Consea mostra à Índia experiências brasileiras contra a fome

Poupatempo Marília faz campanha contra a fome

Brasil comemora Dia Mundial da Alimentação com avanços no combate à fome

CCDH e MNDH lançam hoje campanha contra a corrupção eleitoral

Pedro Simon: Dia Mundial da Alimentação ainda é Dia Mundial da Fome

Brasil exporta programas contra fome e pobreza