Conseas estaduais terão apoio de universidades



Oito universidades públicas receberão, até 2015, R$ 7 milhões para desenvolver projetos voltados ao fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Elas foram selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio de edital, e os projetos desenvolvidos vão beneficiar 23 estados e o Distrito Federal.

O trabalho das instituições será apoiar os Conselhos Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional (Conseas) e as Câmaras Intersetoriais de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisans) na elaboração da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e no monitoramento dos Planos Estaduais. O edital também prevê a formação e a capacitação de gestores públicos, conselheiros e representantes da sociedade civil que atuam na promoção da segurança alimentar e nutricional.

Cada universidade atuará em grupos de estados. Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão atendidos por projetos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Paraná e São Paulo, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, pela Universidade Federal Fluminense (UFF); e Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, pela Universidade de Brasília (UnB).

Já no Ceará, Maranhão e Piauí, o apoio será dado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece); no Amapá, Pará e Tocantins, pela Universidade Federal de Tocantins (UFT); e no Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, pela Universidade Estadual da Amazônia (UEA). O lote referente aos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte não recebeu proposta de universidades.

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), criado em 2006, articula para formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional no país.

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Social



22/11/2013 13:10


Artigos Relacionados


Senadores querem incluir no Orçamento e na LDO apoio a universidades estaduais

Exploração de petróleo e gás terão rigor científico e apoio de universidades

Universidades públicas terão apoio para cursos de capacitação em estados da Amazônia

Universidades estaduais de SP consomem R$ 2,3 bi

Veja calendários dos vestibulares das universidades estaduais

Veja os calendários dos vestibulares das universidades estaduais