Conselho de Comunicação Social fará debate sobre EBC em julho



VEJA MAIS

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional marcou para 1º de julho um debate sobre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que completa seis anos em 2013. Serão convidados o presidente da EBC, Nelson Breve, e a presidente do conselho curador da instituição, Ana Luiza Fleck Saibro.

A iniciativa de solicitar o debate foi do advogado Alexandre Kruel Jobim, que representa as empresas de imprensa escrita no conselho. Ele disse que será uma oportunidade para que a EBC se manifeste sobre sua situação, sua função social e legal e seus projetos.

– Não se trata de uma prestação de contas, mas de um convite para que eles compartilhem conosco a evolução do sistema público de comunicação inaugurado pela EBC – observou Jobim, vice-presidente Jurídico e de Relações Governamentais do Grupo RBS.

Interesse público

O vice-presidente do Conselho de Comunicação Social, Fernando Cesar Mesquita, lembrou que a EBC às vezes é criticada pela baixa audiência da TV Brasil, mas ressaltou que "as TVs públicas, como é o caso da TV Brasil, da TV Senado, da TV Câmara e da TV Justiça, não têm de brigar pela audiência".

– Elas são um serviço público e têm a função de divulgar o que acontece no Executivo ou em instituições como o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal – frisou.

Audiovisual em debate

Em agosto, será a vez de outro debate, sobre o setor audiovisual, que levará ao Conselho de Comunicação Social representantes da Agência Nacional do Cinema (Ancine), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Entre os temas a serem discutidos estão a interseção entre as atividades dessas três entidades e a dupla atuação da Ancine como agência de fomento e agência reguladora.

Ao comentar os temas a serem debatidos, outro integrante do conselho, Luiz Antonio Gerace, criticou a decisão dos conselheiros de não discutir assuntos que estejam sob disputa judicial, em atendimento a solicitação de Alexandre Kruel Jobim. Segundo Gerace, um dos assuntos descartados com essa decisão é a obrigatoriedade, estabelecida no artigo 16 da Lei 12.485/2011, de as TVs a cabo apresentarem, semanalmente, três horas e meia de programação nacional.

– O pedido para que não se estudasse a questão partiu dos representantes patronais no conselho, porque eles têm ações contrárias a essa medida – protestou Gerace, presidente do Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual.

Gerace argumentou que, como o Conselho de Comunicação Social tem natureza consultiva, o colegiado "deveria, sim, discutir e formular estudos sobre assuntos como esse, para oferecer subsídios aos parlamentares".

Anatel

Em rápida reunião realizada na tarde desta segunda-feira (3), o conselho ouviu uma exposição de Vitor Menezes, assessor da presidência da Anatel, sobre a recente reestruturação administrativa do órgão. Ele informou que as mudanças tiveram como foco a celeridade dos processos, a transparência da gestão e a busca de uma regulação mais harmônica, voltada principalmente à prevenção.

O representante da Anatel também destacou o trabalho de atendimento aos consumidores feito pela agência:

– Os usuários podem entrar em contato com a Anatel pela internet ou pelo telefone 1331. Seja qual for o canal, o índice de resolução de problemas é alto. Pelo menos 95% das demandas são resolvidas – disse.

Comissões temáticas

A definição dos coordenadores das cinco comissões temáticas do Conselho de Comunicação Social, que estava prevista para esta segunda-feira (3), foi adiada para julho. As comissões são as seguintes: Marco Legal e Regulatório do Setor das Comunicações; Tecnologia de Informação e Comunicação; Conteúdos em Meios de Comunicação; Liberdade de Expressão e Participação Social; Publicidade e Propaganda.



03/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gil debate cinema no Conselho de Comunicação Social

Conselho de Comunicação Social debate regionalização de rádios e TVs

Conselho de Comunicação Social debate inclusão digital

Conselho de Comunicação Social debate rádios comunitárias

Conselho de Comunicação Social debate implantação da TV digital

Conselho de Comunicação Social debate isenção de ICMS e ISS