Conselho de Comunicação Social faz balanço dos seus dois anos de atividade



Às vésperas de completar seu segundo ano de funcionamento, o Conselho de Comunicação Social foi objeto de uma avaliação crítica do seu papel, durante reunião realizada nesta segunda-feira (7). O conselheiro Alberto Dines, que propôs a inclusão desse balanço na pauta da reunião, ressaltou o caráter de fórum privilegiado do conselho, por dispor de todos os equipamentos de exposição pública postos ao alcance do Congresso Nacional, mas ressaltou que considera -uma falha grave da Mesa do Senado não ter convocado este conselho a manifestar-se sobre a linha de crédito especial a ser aberta pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) às empresas de comunicação-, afirmou ele.

O Conselho de Comunicação, disse Alberto Dines, também tem obrigação de se manifestar sobre o conflito de interesses representado pelos parlamentares que são ao mesmo tempo proprietários de empresas de comunicação eletrônica, portanto, privilegiado por uma concessão pública. Ele também propôs que o conselho inicie as discussões para a criação de uma agência reguladora, cuja inexistência, segundo ele, é a responsável direta pelo estado e pela qualidade da produção audiovisual no Brasil.

O diretor da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal, jornalista Armando Rollemberg, reconheceu que há um fosso enorme entre o conselho que inicialmente se pretendia instituir e o que foi aprovado. O presidente do conselho, José Paulo Cavalcanti Filho, referiu-se ao jornalista como -uma testemunha viva dos debates que precederam a criação do conselho-, por ele ter participado de todas as etapas do processo.

TV a cabo

Durante a reunião, o superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Agencia Nacional de Telecomunicação (Anatel), Ara Apkar Minassian, fez uma exposição sobre a consulta pública realizada pela Anatel para a regulamentação do artigo nº 38 da Lei 8.977, que instituiu o serviço de TV a cabo. A Comissão de TV a Cabo que funciona no âmbito do Conselho Nacional de Comunicação deverá se pronunciar sobre a consulta em reunião marcada para o próximo dia 22.



07/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Depois de 14 anos, Conselho de Comunicação Social é instalado

Sérgio Machado faz um balanço dos seus oito anos no Senado

Papaléo faz balanço de seus primeiros quatro anos no Senado

CE discute Conselho de Comunicação Social

Instalado Conselho de Comunicação Social

Marconi Perillo se despede com balanço de seus quatro anos no Senado