Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social participa de conferência para Rio+20 em Bruxelas
A convite do presidente do Comitê Econômico e Social europeu (Cese), Staffan Nilsson, representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) vão integrar o grupo de lideranças sociais que vai debater desenvolvimento sustentável nesta terça e quarta-feira (7 e 8), em Bruxelas, na Bélgica, durante a conferência “Go Sustainable, be responsible – European Civil Society on the Road to Rio+20”. Vão participar a comitiva brasileira, a secretária interina da Secretaria do Conselho, Ângela Gomes; o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e conselheiro do CDES, Paulo Simão; e o subsecretário de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Antonio Sergio Lima Braga.
Na sessão de encerramento do evento (8), o conselheiro Paulo Simão vai apresentar o Acordo para o Desenvolvimento Sustentável e a experiência do CDES de articulação sobre o tema e de mobilização da sociedade. A participação brasileira tem o objetivo aprofundar as convergências entre os conselhos brasileiro e europeu para valorizar a Conferência Rio+20 e contribuir para mobilização da sociedade civil internacional.
Os temas contribuição europeia para sustentabilidade e desenvolvimento sustentável em países não europeus serão aprofundados em quatro oficinas: alimentos, água e energia para todos, consumo e produção sustentáveis, transição justa para uma economia verde - a dimensão social, e engajamento da sociedade civil na transição para uma economia verde.
O evento vai reunir aproximadamente 200 participantes, entre tomadores de decisão, integrantes da União Europeia, funcionários públicos e representantes de organizações não governamentais.
No âmbito das atividades de cooperação internacional do conselho, a parceria entre o Cese e o CDES ocorre desde 2003, com a realização periódica de encontros, cujas conclusões são apresentadas às Cúpulas de Chefes de estado e governo. A última Mesa-Redonda da Sociedade Civil Brasil (União Europeia), realizada em novembro de 2011, em Portugal, enfocou a temática do Desenvolvimento Sustentável, ao encontro da definição, pelo governo brasileiro, da Conferência Rio+20 como ação estratégica.
Fonte:
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social
07/02/2012 16:13
Artigos Relacionados
Suplicy destaca reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social
César Borges critica composição do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social
Alckmin empossa novos secretários de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Social
Secretário de Direito Econômico participa de conferência internacional na Holanda
Brasil é eleito para Conselho Econômico e Social das Nações Unidas
Desenvolvimento econômico e social