Conselho de Ética insiste em ter acesso a inquérito do Supremo sobre Demóstenes
O presidente do Conselho de Ética, Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), informou que vai se encontrar com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, no início da noite desta terça-feira (17). A intenção é pedir àquela Corte que envie ao Senado informações sobre as investigações relativas a Demóstenes Torres (sem partido-GO).
O parlamentar está sendo processado pelo conselho sob a acusação de tráfico de influência e participação em um esquema de jogos ilegais mantido pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal desde fevereiro.
O pedido de abertura de inquérito foi feito ao STF pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, no dia 28 de março. O Senado já havia solicitado as informações, primeiramente ao Ministério Público e depois ao Supremo, mas Lewandovski negou acesso ao inquérito, alegando que só uma Comissão Parlamentar de Inquérito poderia fazer o requerimento.
– Nosso objetivo é mostrar ao ministro que podemos trabalhar de forma afinada no compartilhamento de informações. Dentro das possibilidades legais, podemos ajudar o Judiciário; e eles também nos podem ser úteis – afirmou Valadares.
Prazos
O senador disse que pretende concluir a apuração do Conselho de Ética antes do recesso parlamentar de julho. Para isso, lembra ele, será necessário que o relator Humberto Costa (PT-PE) cumpra com rigor os prazos.
– Ainda hoje devemos nos reunir também para tratarmos do cronograma de trabalho. Acredito que o relator será capaz de fazer uma apuração ágil respeitando o regimento interno da Casa e os direitos do acusado – afirmou.
A assessoria do relator Humberto Costa informou que a defesa de Demóstenes deve ser feita no Conselho até o dia 25 de abril. Após a defesa, Humberto Costa tem até cinco dias úteis para apresentar um relatório preliminar com análise sobre a admissibilidade das denúncias.
17/04/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Conselho de Ética tenta acesso a sigilo telefônico de inquérito envolvendo Demóstenes
Demóstenes recorre ao Supremo para tentar ganhar prazo no Conselho de ética
Advogados de Demóstenes terão acesso a áudio do depoimento de delegados ao Conselho de ética
Supremo autoriza CPI a divulgar documentos do inquérito de Demóstenes
Conselho de Ética recebe da Polícia Federal cópia do inquérito sobre escuta telefônica
Pedido de abertura do inquérito que envolve Demóstenes chega ao Supremo