Conselho de Ética vota quarta-feira relatório da representação contra Renan
Será retomada na quarta-feira (20) a reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado em que será votado o relatório sobre as representação do PSOL contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, por quebra de decoro. O senador Sibá Machado (PT-AC), que preside o Conselho de Ética, explicou que o adiamento da votação, que se daria nesta terça-feira (19), deve-se à necessidade de escolher um novo relator para a representação, que também precisará de tempo para analisar todos os documentos. O relator original do caso, senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), licenciou-se por motivos de saúde.
Nesta segunda-feira (18), o Conselho de Ética ouviu os depoimentos de Pedro Calmon Mendes, advogado da jornalista Mônica Veloso, com quem Renan tem uma filha de três anos, e de Cláudio Gontijo, funcionário da construtora Mendes Júnior. Os depoimentos foram requeridos na última sexta-feira (15) para que os senadores pudessem esclarecer dúvidas quanto às denúncias de que Gontijo pagaria despesas de Renan Calheiros com a pensão alimentícia da filha.
A condução dos trabalhos coube ao senador Adelmir Santana (DEM-DF), vice-presidente do Conselho de Ética. Sibá Machado atuou como relator ad hoc (substituto). O primeiro a depor foi Pedro Calmon Mendes. Em seguida, o conselho ouviu Cláudio Gontijo.
Ao final dos trabalhos, Sibá afirmou que aguarda a conclusão da perícia que está sendo feita pela Polícia Federal nos documentos entregues por Renan Calheiros na última sexta-feira como parte de sua defesa. O parecer sobre a documentação deve ser entregue até o meio-dia de quarta-feira.
Em entrevista depois da reunião do Conselho de Ética, Renan Calheiros avaliou que não havia nenhuma novidade no processo e disse que, ao final, a verdade vai prevalecer.
- Tenho absoluta convicção, e o povo brasileiro também, de que a verdade vai prevalecer - afirmou.
18/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Conselho de Ética analisa segunda representação contra Renan nesta quarta-feira
Conselho de Ética transfere para quarta-feira votação de relatório do processo contra Renan
Mesa decide enviar ao Conselho de Ética quarta representação contra Renan Calheiros
Jefferson diz ter condições de apresentar na quarta-feira relatório sobre representação contra Renan
Conselho de Ética analisa segundo processo contra Renan na quarta-feira
Quinta representação contra Renan vai ao Conselho de Ética