Conselho de Transparência contribuirá para controle de gastos no Senado
Instalação do Conselho de Transparência: representantes da sociedade civil fiscalizarão o Senado
O Senado instalou no dia 16 de abril o Conselho de Transparência e Controle Social, do qual fazem parte personalidades indicadas como representantes do Senado e da sociedade civil, além de servidores do Senado, das áreas de transparência, documentação, opinião pública e comunicação social.
Para o presidente Renan Calheiros, a instalação do conselho atende ao pensamento da Mesa do Senado e aos anseios da sociedade brasileira. Ele disse que, com as medidas implementadas, toda a sociedade terá “absoluto controle” dos gastos do Senado.
Renan afirmou que o Senado tem trabalhado em busca da transparência e da eficiência, acrescentando que o Conselho terá papel importante nesse processo. O presidente disse que todo esforço será feito para que os frutos venham rapidamente.
Na visão de Renan, somente com a garantia de transparência e de controle social será possível construir um país mais justo e democrático. Ele disse que o Senado quer ser a instituição número um em transparência na administração pública do Brasil.
- Transparência pela metade não é transparência. A verdade é fruto do tempo e da nossa vontade – declarou.
Conforme anunciado pelo presidente Renan Calheiros, o Conselho de Transparência terá a obrigação de fiscalizar o atendimento das demandas por acesso à informação e orientar o funcionamento dos órgãos vinculados a essa tarefa.
O conselho atuará como órgão consultivo da Presidência do Senado, com as funções de debater e propor ações que disseminem o acesso à informação pública, estimulando a cultura de transparência e controle social no Brasil. Deverá também nortear a formulação de políticas de transparência e controle social sobre os atos do Senado Federal, além de sugerir projetos e ações prioritárias sobre esses temas e propor parâmetros de transparência em prestação de contas à sociedade.
A instalação do conselho ocorre sem custos para os cofres públicos.Fazem parte do Conselho representantes da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da ONG Transparência Brasil e do Instituto Ethos.
08/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado instala Conselho de Transparência e Controle Social
Senado instala Conselho de Transparência e Controle Social nesta terça
Organismos da sociedade civil vão atuar em Conselho de Transparência e Controle Social do Senado
Info | Economia e transparência nos gastos do Senado
Controle dos gastos públicos e recursos para área social foram prioridades no Senado
Suplicy sugere a Tião Viana que aumente transparência dos gastos do Senado