Expedito apóia medidas adotadas pela Aeronáutica para resolver caos aéreo



Ao congratular-se com a atuação do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Juniti Saito,no episódio da crise do espaço aéreo brasileiro, o senador Expedito Júnior (PR-RO) opinou que o sucesso das medidas anunciadas pelo comandante para conter a crise nos aeroportos demonstrou que boa parte do problema era de gestão. Ele lamentou que há três meses Saito tenha sido desautorizado quando tentou adotar soluções semelhantes quando os controladores de vôo paralisaram suas atividades.

- Há problemas de infra-estrutura, de sistemas, de recursos humanos e de Orçamento. Mas o fato é que após uma sucessão de declarações inadequadas por parte de ministros não ligados ao setor aéreo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestigiou o comandante da Aeronáutica, que rapidamente colocou em prática um plano emergencial desenhado logo após o apagão registrado no feriado de Finados - afirmou Expedito Júnior.

Na avaliação do senador por Rondônia, somente após a normalização total do setor aéreo é que haverá clima propício para que se discuta uma das reivindicações de alguns controladores de vôo, a desmilitarização do setor aéreo. Ele opinou que a desmilitarização, por ser uma operação complexa, envolver gastos elevados e afetar diretamente a segurança nacional, não poderia nunca ser executada diante da pressão de uma categoria.

Apesar de reconhecer que a desmilitarização pode ser um caminho político a ser adotado a longo prazo, uma decisão emergencial exigiria o contrário: o afastamento dos controladores civis e a militarização total do setor. Na avaliação de Expedito Júnior, se existe problema salarial ele está restrito aos controladores civis, já que os militares dispõem de uma estrutura de remuneração organizada hierarquicamente.

Expedito Júnior cobrou ainda que o Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) volte a se reunir, já que a última vez que isso aconteceu foi em 2003. O senador enumerou vários temas que precisam ser discutidos imediatamente pelo Conac: mudanças no software de controle aéreo, remuneração dos controladores, formação dos sargentos especialistas em controle de tráfego aéreo, substituição de radares antigos e maior transparência na utilização dos recursos arrecadados pela Infraero.



26/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias diz que caos aéreo é sintoma do caos governamental

Alvaro Dias registra protesto contra medidas adotadas pela Argentina na região da tríplice fronteira

Preocupação com caos aéreo marcou sabatina de indicados para Anac

Delcidio aponta caminhos para resolver crise do setor aéreo

ACM diz que governo demonstra incapacidade para resolver crise no setor aéreo

Subcomissão debate ameaça de caos aéreo