Conselho do Patrimônio Cultural vai tombar 14 bens culturais
Em mais um encontro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, os conselheiros decidiram pelo tombamento do tradicional Teatro Oficina, de São Paulo. Na reunião, realizada na semana passada, também foram indicados para proteção 14 bens culturais relacionados à imigração japonesa e dois locais sagrados para indígenas.
O Teatro Oficina, situado na região central de São Paulo, funciona como local para espetáculos desde 1961. Na década de 80, foi transformado em teatro público, sob administração do Grupo Oficina. A proposta de tombamento irá preservar, além do prédio e do espaço, o ambiente de criação artística cravado na paisagem do bairro paulistano do Bixiga.
Os conselheiros também aprovaram, por unanimidade, o tombamento de 14 bens culturais que caracterizam vestígios da colonização japonesa no Vale do Ribeira, litoral paulista. Dentre eles estão fábricas, igrejas, casas e área de plantio do chá preto. O cultivo do chá preto existe no Brasil desde 1935.
Em outra decisão, os membros do Conselho Consultivo acataram o pedido de tombamento de dois lugares sagrados para as comunidades indígenas do Alto Xingu, no Mato Grosso - Sagihengu e Kamukuwaká - conforme solicitação apresentada pelas etnias Waurá, Kalapalo e Kamayurá.
O conselho é um órgão colegiado do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e vinculado ao Ministério da Cultura.
Fonte:
Ministério da Cultura
Saiba mais sobre patrimônio cultural e histórico no Portal Brasil.
28/06/2010 13:49
Artigos Relacionados
Conselho do Patrimônio Cultural avalia 5 bens brasileiros que esperam tombamento pelo Iphan
CAPOEIRA SERÁ INCLUÍDA ENTRE OS BENS DO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO
Ibram integra Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural
LÚCIO ALCÂNTARA INTEGRA CONSELHO CONSULTIVO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprova tombamentos no Nordeste do País
Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural avalia novas propostas de tombamento