Conselho do sistema Universidade Aberta do SUS tomara decisões sobre capacitação de profissionais



Os membros do conselho consultivo do sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) tomaram posse nesta quinta-feira (6). O colegiado é formado por representantes de diversos órgãos e instituições, como Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), secretarias estaduais e municipais, e instituições de educação superior (IES) que compõem a rede do sistema.

A UNA-SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e outras instituições, que oferece cursos de capacitação e qualificação à distância aos profissionais de saúde do SUS, por meio de uma rede de instituições de ensino credenciadas.

O conselho consultivo será responsável pela apreciação e pelo aconselhamento de propostas e ações articuladas de saúde e educação encaminhadas pelo Colegiado Institucional da UNA-SUS. As decisões serão voltadas para a capacitação e qualificação de profissionais, de acordo com a política nacional de saúde.

De acordo com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Milton de Arruda Martins, a qualificação continuada é tema de extrema importância para o bom funcionamento do SUS. “A UNA-SUS avança na medida em que trata o conhecimento produzido como bem público, disponível aos profissionais de saúde do SUS de acordo com suas necessidades. O conselho consultivo terá um papel importante no estabelecimento de diretrizes, cursos e ações a serem priorizadas na UNA-SUS para atender às reais necessidades de qualificação, em articulação com as necessidades do SUS e com os objetivos estratégicos do Ministério da Saúde”.


UNA-SUS

Criada em 2009, a UMA-SUS tem como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento, disponibilizando a educação em saúde por meio de cursos desenvolvidos por universidades de qualidade. Atualmente, existem 14 instituições credenciadas, que oferecem cursos em áreas relevantes, como saúde da família, vigilância em saúde ambiental, saúde materna e infantil, saúde mental, gestão da assistência farmacêutica e capacitação de gestores do SUS.

A UNA-SUS conta com mais de 43 mil profissionais cadastrados, e, apenas este ano, já realizou 14 cursos. O histórico educacional e a experiência de trabalho de cada profissional estará registrado na Plataforma Arouca, assim como a relação de ofertas de cursos e módulos educacionais disponíveis.


Fonte:
Ministério da Saúde



06/10/2011 18:05


Artigos Relacionados


Sistema Universidade Aberta é debatido em Goiabeiras (ES)

Nordeste terá novos pólos do Sistema Universidade Aberta do Brasil

FEA-USP organiza palestra sobre Universidade Aberta à Terceira Idade

Aberta consulta sobre mudanças no Conselho Diretor

Ministério oferece capacitação sobre o Sistema de Convênios

Aberta exposição sobre dez anos do sistema de educação e editoração do Senado