Sistema Universidade Aberta é debatido em Goiabeiras (ES)



Aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Encontro Regional de Coordenadores e Mantenedores de Polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) com os estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi o aperfeiçoamento da gestão pedagógica, tecnológica e administrativa dos polos de educação a distância.

O evento contou com a presença de 130 profissionais, entre coordenadores e mantenedores de polos, que participaram de palestras, painéis e dinâmicas de grupo. Durante o evento, eles também puderam discutir e planejar o monitoramento das condições de infraestrutura física, de recursos humanos e tecnológicos dos polos, compartilhar experiências, boas práticas, estudos e informações da área e, ainda, eleger os representantes dos coordenadores de polos do sistema UAB, para o Encontro Nacional de Polos que vai acontecer entre os dias 21 e 22 de novembro, em Brasília.

O encontro aconteceu no Auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras, da Ufes. Estiveram presentes o diretor de Educação a Distância da Capes, professor João Carlos Teatini de Souza Clímaco, o coordenador geral de Inovação em Ensino a Distância, Jean Marc Georges Mutzig, o coordenador geral de Supervisão e Fomento, Aloisio Nonato e o Reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte.

Universidade Aberta

Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Pelo sistema UAB são ofertados os três primeiros mestrados no formato semipresencial do país: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013.

Fonte:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior



31/10/2013 17:38


Artigos Relacionados


Nordeste terá novos pólos do Sistema Universidade Aberta do Brasil

Conselho do sistema Universidade Aberta do SUS tomara decisões sobre capacitação de profissionais

Governo oficializa Universidade Aberta do SUS

São Paulo inaugura 18 polos da Universidade Aberta

Universidade Aberta do SUS participa de Mostra Nacional

País terá primeira universidade aberta de museologia