CONSELHO EDITORIAL LANÇA LIVRO DE JK



Na próxima terça-feira (dia 12), o Congresso Nacional presta uma homenagem à memória do criador de Brasília, o ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, morto há 24 anos. Às 18h, no Salão Negro, o Conselho Editorial do Senado Federal lança o livro Porque Construí Brasília, relato da construção da nova capital pelo seu idealizador, o próprio JK.
O lançamento do livro servirá também para homenagear a ex-deputada federal e ex-vice-governadora do Distrito Federal, Márcia Kubitschek, falecida no dia 5 de agosto passado. A família do ex-presidente, incluindo o deputado federal Paulo Octávio (PFL-DF), estará presente ao evento.
AGRADECIMENTOS
- Quando pensei contar aos meus patrícios as razões e o modo porque construí Brasília, refleti que o tema não me pertencia, e sim aos historiadores da cidade e do País. Entretanto, com o passar do tempo, pude sentir que talvez só eu pudesse contar por inteiro a origem e a formação de Brasília. Além de seu fundador, seria também o seu cronista - afirma Juscelino Kubitschek no início do livro.
A publicação, cujos direitos autorais foram cedidos por Márcia Kubitschek, traz um depoimento circunstanciado da construção da nova capital, em 468 páginas. No depoimento, Juscelino agradece a quem se empenhou na construção de Brasília, como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Israel Pinheiro e aos candangos "que amassaram com o suor de seu rosto o cimento e a areia de seus edifícios". Ao relançar a obra, que estava esgotada, o Conselho Editorial, presidido pelo senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), também homenageia os 40 anos da capital federal.

06/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CONSELHO EDITORIAL DO SENADO LANÇA LIVRO SOBRE PARLAMENTO ALEMÃO

CIENTISTA POLÍTICO LANÇA NA BAHIA LIVRO EDITADO PELO CONSELHO EDITORIAL DO SENADO

Livro do Conselho Editorial do Senado conta permanência de Nassau no Brasil

Universidade do Livro promove o curso Produção Editorial

Universidade do Livro promove o curso Produção Editorial

PUBLICAÇÕES DO CONSELHO EDITORIAL DO SENADO