Livro do Conselho Editorial do Senado conta permanência de Nassau no Brasil



"Literatura do princípio ao fim" é o tema da VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que está sendo realizada no pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, até o dia 12 de outubro. A feira literária (que é divulgada por sua organização como a 3ª maior do Brasil, atrás apenas do Rio e São Paulo) tem o Rio Grande do Sul como estado homenageado. O Senado participa do evento levando ao público pernambucano obras importantes. Duas das mais procuradas até o momento são "O Brasil Holandês sob o Conde João Maurício de Nassau" e "Canudos e outros temas".

Durante oito anos, de 1637 a 1644, o conde João Maurício de Nassau comandou a tentativa de colonização holandesa no Brasil. Em "O Brasil Holandês sob o Conde João Maurício de Nassau", o poeta e ensaísta Gaspar Barléu retrata essa época em que a Holanda e a Espanha disputavam o domínio das novas colônias, em embates travados tanto na terra quanto no mar.

Nassau teve importância fundamental na formação do estado de Pernambuco, não só do ponto de vista econômico, mas também científico e artístico. Várias obras de urbanismo e arquitetura daquela época sobrevivem até hoje. O livro de Barléu conta algumas das realizações do holandês em solo brasileiro, e também detalha fatos como, por exemplo, a dúvida que persistiu durante algum tempo entre a escolha de Itamaracá ou Recife como sede do governo holandês no Brasil.

A primeira edição de "O Brasil Holandês sob o Conde João Maurício de Nassau" foi publicada em 1647, em Amsterdã. Um incêndio destruiu a editora e somente poucos exemplares da obra se salvaram das chamas. Escrito originalmente em latim, o livro foi posteriormente traduzido para o alemão (1659), o holandês (1923) e o português (1940). As gravuras são do pintor Franz Post, considerado o mais relevante artista a serviço de Nassau na comitiva que o acompanhou ao Nordeste do Brasil em meados do século XVII.

Já o livro "Canudos e outros temas" reúne textos de Euclides da Cunha, organizados por Olímpio de Souza Andrade e Dermal de Camargo Monfrê. O autor da apresentação é o jornalista, escritor e conferencista Cyl Gallindo. Ele trabalhou nos principais jornais pernambucanos e possui vários publicados, alguns vencedores de prêmios literários.



06/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CONSELHO EDITORIAL DO SENADO LANÇA LIVRO SOBRE PARLAMENTO ALEMÃO

CIENTISTA POLÍTICO LANÇA NA BAHIA LIVRO EDITADO PELO CONSELHO EDITORIAL DO SENADO

CONSELHO EDITORIAL LANÇA LIVRO DE JK

LANÇADO NO SENADO LIVRO QUE CONTA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA NO BRASIL

PUBLICAÇÕES DO CONSELHO EDITORIAL DO SENADO

Senado homenageia ILB, Conselho Editorial e Unilegis