Conselho elege novo vice-presidente



O conselheiro João Monteiro de Barros Filho, representante da Sociedade Civil, foi eleito por aclamação e empossado na tarde desta segunda-feira (3) como vice-presidente do Conselho de Comunicação Social, para um mandato de dois anos. Órgão auxiliar do Congresso, cabe ao conselho realizar estudos, pareceres e recomendações por solicitação da Câmara ou do Senado, sobre as questões relativas ao capítulo VIII da Constituição que trata das questões relativas à Comunicação Social.

Durante exposição sobre o tema Liberdade de Expressão, o conselheiro Celso Augusto Schröder, representante da categoria profissional dos jornalistas no conselho, defendeu a manutenção do diploma e do registro profissional para o exercício da profissão de jornalista.

- É preciso deixar clara a diferença entre a liberdade de expressão individual e a liberdade das empresas de comunicação. Os jornalistas devem estar qualificados para exercer a função intermediária entre as informações colhidas e o interesse da sociedade, assim como as empresas de comunicação devem observar o marco regulatório - defendeu.

Para o conselheiro RobertoWagner, no entanto, a exigência do diploma e do registro profissional se torna obsoleta, na medida em que, para ele, o que interessa não é o noticiário, coisa que a televisão já faz com uma rapidez inacessível para a mídia impressa, mas a informação de especialistas. A isso, Schröder contra-argumentou que Roberto Wagner estava confundindo informação com opinião.

O presidente do Conselho de Comunicação Social, Arnaldo Niskier, convocou reunião para a próxima segunda-feira (8) quando o conselheiro Dom Orani João Tempesta, falará sobre Ética e Comunicação.

03/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão que analisa novo Código Florestal elege vice-presidente

Comissão mista do Código Florestal elege novo vice-presidente

Comissão mista do Código Florestal elege novo vice-presidente

CAS ELEGE OSMAR DIAS PRESIDENTE E HELOÍSA HELENA VICE-PRESIDENTE

Comissão de Assuntos Econômicos elege presidente e vice-presidente

CRE elege vice-presidente