Conselho Nacional dos Direitos da Mulher terá eleição



A eleição de representantes para as 21 vagas da sociedade civil candidatas do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), será entre os dias 26 e 30 de abril. A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) lançou nesta segunda-feira (22/2), o edital de convocação para a seleção de entidades. A renovação das conselheiras é para o triênio 2010-2013. A posse está prevista para ocorrer até 5 de junho, quando termina o atual mandato.

O processo de renovação tem duas etapas: a primeira para a habilitação das entidades e a segunda para a seleção, por votação, daquelas consideradas habilitadas para o pleito. Para a participação é preciso que as entidades estejam de acordo com os seguintes pré-requisitos: compartilhar os princípios da Política Nacional para as Mulheres aprovados na I e II Conferências Nacionais de Políticas para as Mulheres; atuar na mobilização, na organização, na promoção, na defesa ou na garantia dos direitos das mulheres há pelo menos dois anos; atuar no mínimo, em sete estados e em duas macro-regiões.

Podem se candidatar redes e articulações feministas e de defesa dos direitos das mulheres ou organizações de caráter sindical, associativa, profissional ou de classe que atuem na defesa da democracia e na promoção da igualdade social e dos direitos  das mulheres. Para as redes estão reservadas 14 vagas e sete para as organizações de caráter sindical, associativa, profissional ou de classe, que deverão ser, obrigatoriamente, representadas por suas instâncias de mulheres.

Em  Questão edição nº 987 – 23/03/2010



02/03/2010 17:38


Artigos Relacionados


Curitiba terá Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

BANCADA FEMININA QUER FORTALECER CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA MULHER

Maldaner elogia atuação do Conselho dos Direitos da Mulher do DF

Eleição para Conselho Nacional de Segurança Pública vai até dia 25

Fátima Cleide registra posse do Conselho dos Direitos da Mulher

Conselho dos Direitos da Mulher levará debate sobre questões de gênero à Rio+20