Consórcio contribui para desenvolvimento da cafeicultura no Brasil



Embrapa e organizações estaduais de pesquisa apresentam produtos e soluções para agricultores de todas as regiões

O Consórcio Pesquisa Café, formado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e cinco organizações estaduais de pesquisa agropecuária (Oepas), tem contribuído, há 15 anos, para o crescimento da produção de café no Brasil. O País é hoje o maior produtor e exportador de café mundo. A estimativa da Conab para a safra 2012 é de colheita de 50,45 milhões de sacas de 60kg do produto beneficiado.

O consórcio realiza pesquisas para obtenção de novas cultivares resistentes a pragas e doenças, estudos de solo e ambiente e realiza ações com o agronegócio, apoiando a venda do produto. Entre as 18 Oepas do Brasil, seis integram o Consórcio: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).

As Oepas atuam em 26 projetos de pesquisa e 113 planos de ação, mantêm mais de 11 mil funcionários, 230 laboratórios, 250 estações e fazendas experimentais. “O foco das Oepas é a transferência de tecnologia e estamos conseguindo melhorar isto cada vez mais”, explica o diretor-presidente do Incaper e presidente do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), Evair Vieira de Melo

Cinco das seis Oepas que integram o consórcio atuam nos maiores estados produtores de café do País: Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Paraná. A Epamig, de Minas Gerais, atua em diversos programas de pesquisa como o melhoramento genético de Coffea arabica e Coffea canephora, manejo e tratos culturais, manejo integrado de pragas e doenças, colheitas e pós-colheita de café, socioeconomia, cafeicultura orgânica e banco de germoplasma de cafés.

 

Leia mais:

Juros do crédito rural apresenta queda e eleva teto para financiamentos no Pronaf e Pronamp

Ações integradas ao Brasil sem Miséria vão assentar 1.112 famílias

Brasil estabelece lei de política para o desenvolvimento da agricultura sustentável

 

Fonte:

Embrapa Café

 

24/08/2012 19:07


Artigos Relacionados


Procon contribui para texto de lei sobre consórcio

Mercadante diz que inclusão digital contribui para o desenvolvimento

USP: Análise da estrutura de proteína contribui para desenvolvimento de vacina contra esquistossomos

USP: Análise da estrutura de proteína contribui para desenvolvimento de vacina contra esquistossomos

Sindicalistas creem que MP contribui para desenvolvimento dos portos, mas querem mudanças no texto

Brasil contribui em ação de vacinação no Haiti