Consórcio de universidades mineiras abre atividades nesta semana



Estudantes, professores, reitores e pró-reitores de sete universidades do sul e sudeste de Minas Gerais participaram de cerimônia, nesta segunda-feira (23), que marcou o início das atividades do consórcio das universidades mineiras. O 1º Fórum de Integração Universitária acontece na Universidade Federal de Lavras (Ufla) e vai até o domingo (29), promovendo atividades acadêmicas, culturais e esportivas.

O consórcio vai receber um aporte de aproximadamente R$20 milhões do Ministério da Educação, que serão aplicados na formação de um corredor cultural integrando as sete comunidades acadêmicas, além de ações de mobilidade estudantil e nos laboratórios de pesquisas.

Uma das novidades foi o anúncio de um centro de excelência internacional em pesquisa que deve ser construído no município de Caxambu (MG), para funcionar como sede administrativa do consórcio, de acordo com o secretário de educação superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa. 

Na integração, as instituições mantêm a autonomia, mas atuam de acordo com um só plano de desenvolvimento institucional. Haverá também um conselho gestor, constituído pelos reitores das sete universidades, além de grupos temáticos de diversas áreas, como extensão, ensino e pós-graduação. “No lugar da competição, as universidades estão dando um passo rumo à cooperação, o que também significa um caminho da eficiência acadêmica e de gestão de recursos”.

O consórcio de universidades mineiras é formado pelas universidades federais de Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Juiz de Fora (UFJF), Lavras, São João del-Rei (UFSJ), Ouro Preto (Ufop) e Viçosa (UFV). Ao todo, essas instituições têm campi em 17 municípios do sudeste de Minas Gerais e atendem polos de educação a distância em 55 cidades. Elas reúnem 3,5 mil professores, quatro mil técnicos administrativos, 41 mil alunos de graduação e 5,3 mil de pós-graduação.


Fonte:
Ministério da Educação



23/05/2011 16:25


Artigos Relacionados


Consórcio de universidades mineiras começa atividades em 2011

Arlindo protesta contra medida que atinge duas universidades mineiras

Francelino protesta contra ação pelo fechamento de duas universidades mineiras

Recife recebe nesta semana atividades da Ação Nacional de Aviação Civil

Secretaria abre Semana da Citricultura nesta segunda

Estatuto da Juventude abre votações da CCJ nesta semana