Construção da sede da Unilegis começa em 2005
A construção da sede da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis), que conta com projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, será iniciada ainda em 2005. No dia 26 de outubro, será publicada licitação dos projetos de fundação e instalações elétricas e hidráulica do conjunto de prédios, além do serviço de cálculo estrutural. Uma vez concluída esta etapa, será lançada nova concessão, desta vez para a construção propriamente dita.
A informação é do diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Florian Madruga, que espera ver a obra em andamento já no início do segundo semestre do próximo ano. Ele prevê para 2007 a conclusão da nova sede, que terá, ao mesmo tempo, uma função educativa e cultural.
- A Unilegis será responsável pela formação de quadros qualificados para todo o Poder Legislativo brasileiro. Ele será importante não somente para Brasília, mas para todo o país - disse Florian, em entrevista à Agência Senado.
De acordo com o diretor do ILB, 3.500 servidores do Legislativo poderão freqüentar cursos da Unilegis a cada ano. Deste total, 500 serão residentes na capital federal e os outros 3.000, funcionários de assembléias legislativas estaduais, que poderão participar de cursos à distância. Mais tarde, serão oferecidos cursos para os servidores de câmaras municipais. As instalações da universidade, explicou Florian, já levarão em conta a possibilidade de oferta de cursos a alunos que vivem em outras cidades do país.
O principal foco das atividades da Unilegis após a conclusão da nova sede, anunciou o diretor do ILB, será a oferta a servidores de todo país do curso de especialização em Administração Legislativa, que foi criado pelo Senado. Com o novo espaço físico, antecipou, poderão também ser oferecidos cursos em áreas como as de Orçamento Público e Processo Legislativo.
Mesmo antes da construção, a Unilegis acaba de formar a sua primeira turma, no curso de especialização em Direito Legislativo. Já está andamento o primeiro curso de Administração Legislativa, e começará em 26 de outubro o primeiro curso de especialização em Controle da Constitucionalidade, que será oferecido em parceria com o Supremo Tribunal Federal.
Segundo Florian, a nova sede da Unilegis pretende ainda atrair visitantes para diversas atividades culturais. Além do Museu do Senado, o conjunto abrigará um teatro, cujo palco poderá ser aberto também para uma ampla praça central do conjunto. O diretor do ILB disse que teve como inspiração o Centro Cultural do Banco do Brasil, que está localizado a poucos metros da futura universidade, perto do lago Paranoá e da ponte JK.
29/09/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado projeto que denomina a sede da Unilegis "Campus Universitário Senador Lauro Campos"
Tião Viana propõe que sede da Unilegis passe a se chamar Professor Lauro Campos
ACM chama construção da nova sede do TSE de "escândalo sem limite"
Geovani Borges comemora construção de sede da Justiça Federal do Amapá
Museu da Amazônia ganha área para construção de sede na Reserva Florestal Ducke
Bezerra anuncia que transposição do São Francisco começa em 2005 com R$ 1 bilhão do Orçamento da União