Tião Viana propõe que sede da Unilegis passe a se chamar Professor Lauro Campos



A sede da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis) em Brasília poderá passar a se chamar Campus Universitário Senador Lauro Campos se projeto de resolução do senador Tião Viana (PT-AC) for aprovado. Ao justificar, da tribuna do Plenário, a homenagem, Tião Viana lembrou que a então senadora Heloísa Helena havia apresentado, em 2003, projeto com o mesmo objetivo, mas a matéria foi arquivada ao final da legislativa passada.

Lauro Campos morreu quando concluía seu mandato de senador, em janeiro de 2003, aos 74 anos, no Instituto do Coração, em São Paulo. Foi professor de Economia nas Universidades Federais de Minas Gerais, Goiás e Brasília. Escreveu dois livros, A Crise da Ideologia Keynesiana (publicado pela Editora Campus, em 1980) e A Crise Completa: A economia política do não (Editora Boitempo, 2001).

- Bastava ouvi-lo para sabermos que estávamos diante de uma pessoa cujo brilho era de primeira grandeza. Escreveu ele uma vez, mesclando, em sua fala, naturalidade mineira e profundidade intelectual: 'conheci as três idades da vida e as quatro estações em que se desdobram e mutam, a cada ano, as belezas do mundo. Sorri em todas elas; em todas choro as lágrimas de minha consciência fundida no caminho da solidariedade com os explorados, com os excluídos, com os idosos e os marginalizados' - citou Tião Viana.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou seu apoio à iniciativa de Tião Viana, afirmando que mais que professor e senador, Lauro Campos foi um cientista que sempre buscou compreender a verdade.



17/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que denomina a sede da Unilegis "Campus Universitário Senador Lauro Campos"

Tião Viana: Lauro Campos era extraordinário

Lauro Campos e Tião Viana manifestam seu respeito por ACM

Lauro Campos, um professor na tribuna

LAURO CAMPOS PROPÕE MUDANÇA NO CÁLCULO DA APOSENTADORIA

LAURO CAMPOS PROPÕE REAJUSTE AUTOMÁTICO DE SALÁRIOS