Construção de salas de cinema em pequenos municípios terá incentivo



Os patrocínios e doações destinados à construção e manutenção de salas de cinema em municípios com menos de 100 mil habitantes serão beneficiados pelos incentivos fiscais estabelecidos na Lei Rouanet, de estímulo à cultura. As emendas da Câmara ao Projeto de Lei do Senado 298/04, de autoria do senador Aloizio Mercadante (pt-sp), que permite o benefício, foram aprovadas nesta terça-feira (23) pela Comissão de Educação (CE) e serão agora examinadas em Plenário.

O relator do projeto na CE, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), acolheu as emendas, que se destinam principalmente a garantir o acesso às salas de exibição. Os incentivos criados "somente serão concedidos a projetos culturais cuja exibição, utilização e circulação dos bens culturais dele resultantes sejam abertas, sem distinção, a qualquer pessoa, se gratuitas, e a público pagante, se cobrado ingresso". Proíbe-se ainda a concessão de incentivo a circuitos privados que estabeleçam limitações de acesso.

- Este é o tipo de projeto que faz a gente pensar por que ninguém o imaginou antes. Ainda mais em um momento em que salas de cinema são fechadas em todo o país - disse Cristovam, presidente da CE, ao apresentar seu voto favorável às emendas da Câmara.

A comissão aprovou ainda oito projetos em decisão terminativa. Um deles, de autoria do senador Papaléo Paes (PSDB-AP), autoriza o Poder Executivo a criar a Escola Técnica Federal de Construção Naval, em Santana (AP), a primeira ser autorizadda pelo Senado. O outro, apresentado pelo senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), autoriza a criação de uma escola técnica federal em Santana do Livramento (RS). Ambos tiveram como relator o senador Paulo Paim (PT-RS). De autoria do senador Renato Casagrande (PSB-ES), foi aprovado o Projeto de Lei do Senado 282/07, cujo relator foi o senador Adelmir Santana (DEM-DF), que denomina "Prefeito João Eutrópio" o trecho da rodovia BR-484 entre a sede do município de Afonso Cláudio e seu distrito de Serra Pelada, no Espírito Santo.

Ainda entre os aprovados em decisão terminativa estão os Projetos de Lei do Senado 332/07, do senador Gerson Camata (PMDB-ES), que institui o Dia Nacional do Imigrante Italiano, e o 343/07, do senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que cria o Dia do Movimento Pestalozziano no Brasil. O primeiro teve como relator o senador Neuto de Conto (PMDB-SC) e o segundo, o senador Papaléo Paes.

Entre os três últimos projetos aprovados em decisão terminativa estão o PLS 313/07, do senador Flávio Arns (PT-PR), que institui 5 de junho como o Dia Nacional da Reciclagem; o PLS 412/07, de autoria da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), que autoriza o governo a criar a Universidade Federal do Seridó Potiguar; e o PLS 539/07, do senador Cristovam Buarque, que institui o Dia Nacional da Leitura. Os relatores, respectivamente, foram Renato Casagrande, Cícero Lucena (PSDB-PB) e Marco Maciel (DEM-PE).

A comissão aprovou ainda o Projeto de Resolução 42/07, de autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO), que denomina "Senador Antonio Carlos Magalhães" o auditório do edifício sede do programa Interlegis, no Senado. O relator foi o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Foram ainda aprovados requerimentos dos senadores Cristovam Buarque e Marisa Serrano (PSDB-MS) que determinam a realização de audiências públicas, respectivamente, a respeito da prevenção da violência contra a criança e do programa Educação para a Nova Indústria, esta com a participação do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto.



23/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Na pauta do Senado, incentivo ao aumento das salas de cinema

Projeto prevê construção de salas de cinema

Projetos de construção de salas de cinema recebem apoio

Construção de salas de cinema em cidades pequenas poderá ter benefício fiscal

Votação de MP que incentiva construção de salas de cinema fica para a próxima semana

Senado aprova projeto que concede incentivos à construção de salas de cinema e ao setor cafeeiro