Construção de seis museus em Brasília ganha apoio de instituto americano



Um projeto do Ministério da Cultura que visa a criação de seis novos espaços museais em Brasília (DF) ganhou o apoio do Smithsonian Institution, entidade dos Estados Unidos que é responsável por administrar um complexo de 19 museus e galerias, além de nove centros de pesquisa.

Em reunião com a diretora para a área internacional do Smithsonian, Elisabeth Dugall, na última semana, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Jr., demonstrou entusiasmo com a iniciativa e interesse na elaboração de parcerias na área de formação, fóruns de liderança, além de contribuir na elaboração do plano estratégico do projeto.

Desenvolvido em parceria com o governo do Distrito Federal, o projeto Esplanada dos Museus prevê a construção de seis novos museus temáticos em Brasília nos próximos anos: Museu dos Esportes, de Arte das Américas, da Democracia, da Biodiversidade e da Diversidade Cultural, além do museu da Ciência e Tecnologia, proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O presidente do Ibram ressaltou que o projeto se configura com um importante legado cultural da Copa do Mundo 2014 para o País. “Compartilhamos com Smithsonian a visão dos museus como instituições de caráter público que prestam um inestimável serviço à população”, apontou.

Durante o encontro, também foram discutidas propostas de cooperação técnica entre os dois órgãos, como por exemplo, a ampliação do Programa Pontos de Memória no exterior, a discussão em torno de um intercâmbio voltado à formação de profissionais de museus brasileiros nos Estados Unidos, além da discussão sobre instrumentos legais de proteção ao patrimônio museológico.

 

Nova Esplanada

Na parte central de Brasília, espinha dorsal da capital federal, a instalação dos novos museus reforçará a feição cultural da Esplanada, que já conta com o Complexo Cultural da República. Um dos principais objetivos do projeto é colaborar para a inserção de Brasília nas rotas turísticas, e contribuir com o direito à memória, à cultura e ao museu.

Segundo a proposta, todos os museus dariam ênfase às atividades de pesquisa, formação profissional, conservação de bens culturais, comunicação e educação. A sustentabilidade ambiental, a acessibilidade, o uso de novas tecnologias e o investimento na inovação e na interatividade serão características de todas as instituições museais a serem criadas.

O governo do DF vai avaliar quais locais indicados pelo projeto poderiam receber as novas instituições. Já o Ministério da Cultura e suas instituições vinculadas, como Instituto Brasileiro de Museus e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), devem ficar responsáveis por estabelecer parcerias para a construção e instalação dos espaços e constituição dos acervos.

 

Fonte:
Ministério da Cultura



10/02/2012 11:32


Artigos Relacionados


Colômbia sedia Encontro Ibero-Americano de Museus

Brasil participa do V Encontro Ibero-americano de Museus

Ibram vai escolher novos diretores em seis museus

Instituto Brasileiro de Museus recebe inscrições de instituições museológicas até dia 31

Instituto Brasileiro de Museus lança cadastro de obras roubadas

Cyro Miranda recebe presidente do Instituto Brasileiro de Museus