Consulta a cadastro de crédito para contratação de empregado vai a debate
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai realizar audiência pública para discutir a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que reconheceu o direito de uma empresa de Sergipe de consultar o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) antes de admitir empregados. A iniciativa é do senador Paulo Paim (PT-RS), cujo requerimento foi aprovado pela comissão nesta quarta-feira (29).
Na avaliação de Paim, a decisão abre precedente para que as empresas consultem instituições como o SPC e o Serasa, entre outros, antes da contratação. A intenção do senador pelo Rio Grande do Sul é tentar reverter a decisão do TST. O senador disse que, quando operário, já teve de optar pela compra de comida e remédio em detrimento de pagar lojas e bancos, o que fez depois de estar empregado. Em sua avaliação, o trabalhador precisa ser admitido para trabalhar e conseguir honrar suas dívidas.
A data da audiência e o nome dos convidados que participarão do debate ainda serão definidos pela comissão. Por sugestão de Paim, juristas da turma que proferiu a decisão poderão ser convidados a discutir o tema.
Na reunião desta quarta-feira a CAS ainda aprovou requerimentos para realização de audiência pública com objetivo de discutir o risco de desindustrialização do país, a pedido do senador Waldemir Moka (PMDB-MS); de instruir o projeto de lei que define percentual mínimo de participação de mulheres nos conselhos de administração das empresas públicas e sociedades de economia mista (PLS 112/2010), a requerimento de Paulo Paim; e de discutir o Estatuto da Juventude (PLC 98/2011), também sugerido por Paim. As datas dos debates e o nome dos convidados serão definidos pela CAS.
29/02/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto proíbe consulta a cadastros de proteção ao crédito para contratação de trabalhadores
Empresa que consulta cadastro de crédito poderá não se responsabilizar por dano ao consumidor
Consulta ao SPC antes de contratação de empregados é tema de debate
MME define prazo de cadastro para leilão de contratação de energia
Cadastro de inadimplentes não poderá ser consultado para fins de contratação
Cepam faz consulta pública para contratação de empresa de eventos