Consulta pública avalia rastreabilidade de medicamentos
Anvisa sugere criação de Sistema Nacional de Controle de Medicamentos. A proposta de resolução foi publicada nesta quarta-feira (3), no Diário Oficial da União
O Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) institui os mecanismos e procedimentos que vão garantir o rastreamento dos medicamentos. O sistema propõe que o controle comece na produção e acompanhe o medicamento até a prescrição destes produtos.
A Diretoria Colegiada da Anvisa definiu que a tecnologia a ser adotada para o SNCM é o código de barras bidimensional, a Datamatrix. Trata-se do mecanismo de captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados necessários ao rastreamento de medicamentos no Brasil.
A proposta encaminhada para consulta pública por 30 dias determina que a responsabilidade de zelar pela qualidade, pela segurança e pela eficácia dos medicamentos deve ser compartilhada entre todos os agentes que atuam na cadeia de produção, distribuição e consumo desses produtos.
O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, explica que “as empresas detentoras de registro junto à Anvisa serão responsáveis por gerar e dispor em cada embalagem de medicamento um número chamado de Identificador Único de Medicamento (IUM), que é formado pelo número do registro do medicamento junto à Anvisa, contendo 13 dígitos, além do número serial, a data de validade e o número do lote”.
03/04/2013 16:16
Artigos Relacionados
Consulta pública avalia a liberação de medicamentos para pacientes sem opção terapêutica
Rastreabilidade de medicamentos estará na Dicol Pública
Consulta pública avalia qualidade dos planos de saúde
Começa consulta pública sobre medicamentos equivalentes
Audiência discute implantação da rastreabilidade de medicamentos
Consulta Pública sobre distribuidoras de medicamentos termina nesta sexta