Começa consulta pública sobre medicamentos equivalentes



Começou o prazo para contribuições na Consulta Pública 01/2013 que propõe a intercambialidade dos medicamentos similares com os de referência. Até o momento, o sistema já registrou sete participações, sendo três identificadas como profissional de saúde e quatro como cidadãos comuns.

A participação na consulta pública é aberta a qualquer pessoa. Para isso basta acessar a página da consulta no site da Anvisa onde estão disponíveis os documentos relativos à proposta. Também é possível acompanhar em tempo real as sugestões e críticas feitas pelos participantes da consulta.

No último dia 16, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, lançaram a proposta de que os similares sirvam de substitutos aos medicamentos de referência, como já ocorre com os produtos genéricos. A medida vai representar uma ampliação da oferta ao consumidor, que terá à sua disposição medicamentos que comprovam a igualdade com os produtos de referência ou de marca, como também são conhecidos.

Fonte:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária



27/01/2014 14:49


Artigos Relacionados


Consulta Pública sobre distribuidoras de medicamentos termina nesta sexta

População pode opinar em consulta pública sobre rotulagem de medicamentos

Consulta pública sobre previdência complementar começa na 2ª

Começa consulta pública sobre eventos de massa

Consulta pública avalia rastreabilidade de medicamentos

Consulta pública avalia a liberação de medicamentos para pacientes sem opção terapêutica