Consulta pública propõe simplificação de traslado de restos mortais humanos



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu consulta pública para simplificar os procedimentos de embarque e desembarque de restos mortais humanos em portos, aeroportos e fronteiras. 

 

A Consulta Pública 94/2010, publicada na quarta-feira (1º), prevê redução dos documentos e formulários que devem ser apresentados para as autoridades sanitárias na liberação dos traslados de restos mortais humanos. “Atualmente, é preciso que o interessado preencha quatro documentos. Pela nova proposta será necessário apenas um”, explica o gerente-geral de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Anvisa, Paulo Coury.

 

A proposta,q ue ficará aberta por 30 dias, prevê, ainda, a necessidade de autorização da autoridade sanitária para o embarque nacional e internacional ou desembarque internacional de urnas funerárias que contenham restos mortais humanos. Outro ponto contemplado na proposta são os casos em que é necessária a realização de procedimentos de conservação dos cadáveres.

 

Sugestões devem ser encaminhadas, por escrito, para o endereço Agência Nacional de Vigilância Sanitária/  Gerência-Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (área responsável), SIA Trecho 5, Área Especial 57, Brasília- DF, CEP 71.205-050; para o Fax: (61) 3462-5528; ou para o e-mail.


Fonte:
Anvisa



02/09/2010 14:46


Artigos Relacionados


Restos mortais de Jango são devolvidos a jazigo

Restos mortais de vítimas do voo 447 chegam a Paris

Restos mortais de Jango já se encontram em Brasília

GTT localiza restos mortais que podem ser de guerrilheiro do Araguaia

Restos mortais de Jango retornam a São Borja nesta sexta

Iniciada exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart