Consumidor: confira as novas regras para rótulos de alimentos



Anvisa regulamentou medidas para produtos alimentícios com as alegações "light", "rico em", "fonte de" e "não contém"

De acordo com a determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), rótulos de alimentos com informações nutricionais como "light", "rico em", "fonte de" e "não contém" devem ter letras maiores e informações mais detalhadas para melhorar a compreensão dos consumidores. As informações constam no blog Educação para o Consumo, do Procon-SP.

Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Com a nova especificação, produtos light devem ter redução de, no mínimo, 25% em algum nutriente como gordura, açúcar, sódio ou colesterol. Alimentos com a informação "valor energético baixo" devem ter, no máximo, 40 calorias. 

Para consumidores que fazem dieta rica em proteína, é importante observar quando o rótulo informar "alto conteúdo de proteínas", pois neste caso o produto deve ter, no mínimo, de 12 gramas de proteína a cada 100 gramas e quantidades específicas de aminoácidos importantes para a nutrição.

Alimentos com alegações nutricionais como o "sem adição de sal", "não contém gorduras trans" e "fonte de" ou "alto conteúdo de" (ácidos graxos ômega 3, 6 e 9) tiveram uma nova regulamentação mais rígida. O cálculo antigo previa que os critérios para uso dessas alegações nutricionais fosse feito com base em 100g ou ml do alimento. Com a nova orientação, a base, na maioria dos produtos alimentícios será calculada considerando a porção do alimento.

É obrigatório que o novo rótulo para os alimentos fabricados a partir de 1º de janeiro obedeçam estas medidas. As novas informações exigidas no Brasil vão seguir o mesmo padrão dos outros países do Mercosul, para facilitar a importação e exportação dos produtos alimentícios. Os produtos fabricados antes do prazo fornecido podem ser comercializados até o fim do seu prazo de validade.

Do Portal do Governo do Estado 



02/10/2014


Artigos Relacionados


Cristovam propõe uso de cores nos rótulos dos alimentos para orientar o consumidor

Consumidor poderá ter mais informações nos rótulos de alimentos

Novas regras para rotulagem de alimentos já estão valendo

Anvisa fixa novas regras para importação de alimentos do Japão

Setor de telecomunicações adotará novas regras para atendimento do consumidor

CAE examinará novas regras para inclusão de consumidor em cadastro de inadimplência