Setor de telecomunicações adotará novas regras para atendimento do consumidor
As novas propostas pretendem ampliar os direitos e os mecanismos de proteção aos consumidores
Um regulamento único para o setor telecomunicações, com regras gerais para o atendimento, a cobrança e oferta a consumidores dos serviços de telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura está sendo proposto pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A iniciativa pretende adequar todos os serviços de telecomunicações às regras de atendimento previstas na Lei do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), como prazos máximos para atendimento e prazo de guarda de informação.
O novo regulamento prevê, por exemplo, a possibilidade da existência de entidades que poderão produzir informações comparativas das ofertas das prestadoras dos serviços de telecomunicações. Com isso, o consumidor poderá escolher o melhor serviço de acordo com o seu perfil de consumo.
Outra regra é tornar obrigatório para todos os serviços de telecomunicações o atendimento via internet. O regulamento também prevê o aumento da quantidade mínima de estabelecimentos para prestar atendimento presencial aos consumidores.
18/03/2013 12:01
Artigos Relacionados
Subcomissão debate regras para setor de telecomunicações
Consumidor: confira as novas regras para rótulos de alimentos
CAE examinará novas regras para inclusão de consumidor em cadastro de inadimplência
Votação de novas regras para setor elétrico será concluída na terça
NOVAS REGRAS PARA GASTOS COM PESSOAL DO SETOR PÚBLICO RECEBEM AVAL DA CCJ
Conselho Federal de Medicina impõe novas regras para conter propaganda enganosa no setor