Consumidores já podem acompanhar a instalação de banda larga em seu estado



O Ministério das Comunicações divulgou nesta sexta-feira (7) a relação de cidades atendidas pelo serviço de banda larga nos moldes do Programa Nacional de Banda Larga. O serviço está sendo oferecido pelas concessionárias de telefonia fixa, que assinaram um acordo com o governo, em junho deste ano, se comprometendo a oferecer conexão banda larga, na velocidade de 1 megabit por segundo, ao valor mensal de R$ 35. 

Nesta primeira etapa, foram contemplados 344 municípios em 18 estados brasileiros. A internet popular está sendo vendida pelas empresas Oi, Telefônica, CTBC e Sercomtel em suas respectivas áreas de atuação. O acordo firmado entre governo e teles prevê que até 2014 todos os municípios brasileiros deverão contar com oferta de internet em alta velocidade.

Os dados sobre as cidades atendidas podem ser consultados em um mapa interativo no site do Ministério das Comunicações . As informações são classificadas por unidade da federação. Ao clicar na localidade desejada, aparece na tela do usuário a lista de cidades atendidas pela concessionária no estado.

Para o diretor do Departamento de Banda Larga do MiniCom, Artur Coimbra, a intenção dessa divulgação do Ministério das Comunicações é permitir que o usuário tenha o acesso mais transparente possível aos locais onde essa oferta já existe. “É uma lista para que o cidadão tenha claro para si onde já existe essa oferta, para que ele possa, de posse dessa informação, cobrar a prestação do serviço no município onde reside”, avalia o diretor.

A lista deverá ser atualizada a cada semestre, a partir de informações fornecidas pelas próprias concessionárias.

 

Fonte:
Ministério das Comunicações



07/10/2011 12:27


Artigos Relacionados


Saiba quais são os direitos dos consumidores de internet e banda larga

Consumidores levam propostas sobre banda larga ao Ministério das Comunicações

Senadores cobram instalação de banda larga nos estádios da Copa das Confederações

Cidades já podem se inscrever na Banda Larga

Banda larga popular chega ao estado do Amapá

Senadores podem votar a realização de audiências sobre marco civil na internet e plano de banda larga