Controle da inflação representa um desafio para o país, diz Jayme Campos
Em pronunciamento nesta terça-feira (16), o senador Jayme Campos (DEM-MT) reconheceu que o Brasil experimentou grandes avanços sociais nos últimos anos, mas disse que o controle da inflação representa um desafio complexo para as autoridades do país.
Jayme Campos disse que as contas públicas estão “à beira do descontrole, com o inchaço da máquina administrativa e os extraordinários aumentos de gastos do governo federal, somados à sua indisfarçável artificialidade, quase sempre escamoteada pela maquiagem contábil e pela manipulação dos resultados”.
O crescimento econômico dos últimos anos, disse Jayme Campos, só foi possível em razão do Plano Real, que consistiu exatamente na triangulação adequada do equilíbrio das contas públicas, câmbio estável e ausência de inflação.
– O que vemos é a disparada de preços batendo à nossa porta. A grande verdade é que, desde o início do governo Dilma Rousseff, a inflação nunca esteve abaixo do centro da meta estipulada pelo Banco Central, que é de 4.5% – afirmou.
Alimentos
O senador acrescentou que a "devastadora perda do poder de compra" não se mede só pelo tomate, que "subiu à estratosfera"; tampouco pela batata, que dobrou seu preço em um ano; muito menos pela cebola, que subiu 80%; ou pelo tradicional prato básico de arroz e feijão, cujo valor se elevou em um terço no mesmo período.
- A extrema seriedade da situação é que não se trata de uma questão pontual, de um aumento isolado, apenas verificado em alguns itens, o que já seria grave. Trata-se de um aumento generalizado a corroer a previsibilidade e a sustentabilidade de um custo de vida estável que a duras penas conseguimos construir – afirmou.
De acordo com as estatísticas oficiais, disse Jayme Campos, a inflação para a população de baixa renda já anda em torno de 13%, e o segmento de supermercados, que vinha sendo próspero na última década, já dá sinal de alerta, amargando em fevereiro uma queda das vendas superior a 2% em comparação ao ano passado.
– Nem a tão propalada desoneração dos impostos foi capaz de conter a escalada inflacionária. Nem o aumento dos juros, nem o aperto do crédito foram suficientes para reverter a crítica situação com que nós nos confrontamos – afirmou.
Para o controle da inflação, afirmou Jayme Campos, é necessário competência administrativa, enxugamento da máquina pública, responsabilidade fiscal, educação, cidadania e trabalho digno para o povo.
16/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jayme Campos apresenta projeto de lei para incentivar controle ambiental
Jayme Campos quer um PAC voltado para o interior do país
Jayme Campos quer maior controle sobre alimentos não-saudáveis
Inflação do País está sob controle, garante ministro da Fazenda
Jayme Campos anuncia apoio do DEM a Wilson Campos em Cuiabá
Jayme Campos: hospitais públicos parecem campos de concentração