Convênio incentiva produção de peças audiovisuais para publicidade



A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro) renovaram, em São Paulo, o convênio do Projeto Setorial FilmBrazil para 2012-2014. Por meio do convênio, serão investidos, nos próximos dois anos, R$ 4,5 milhões nas ações do projeto para promover os serviços de produção de obras audiovisuais publicitárias brasileiras.

A assinatura do convênio, na terça-feira (29), fez parte da programação do seminário “Apex-Brasil: Exportar é Inovar”, que tem o objetivo de oferecer às empresas do setor informações sobre o trabalho de promoção de exportações realizado pela Apex-Brasil e sobre como os empresários podem ter acesso aos produtos e serviços oferecidos pela agência.

A manutenção do convênio garante a continuidade do Projeto FilmBrazil (parceria da Apex-Brasil com a Apro desde 2005),que promove o fortalecimento internacional do Brasil como polo produtor de audiovisual. Somente em 2011, a parceria da Apex-Brasil com a Apro atraiu ao País trabalhos que movimentaram US$ 11,5 milhões com obras publicitárias estrangeiras. Internamente, o mercado brasileiro de produção audiovisual publicitária movimenta, por ano, cerca de R$ 4,5 bilhões, com a produção de 13,5 mil filmes publicitários, aproximadamente.

O Projeto FilmBrazil comemora uma década neste ano, e deseja mostrar ao mercado internacional que o Brasil possui qualidade técnica, inovação e criatividade, conectando profissionais de todo o mundo. O foco é a promoção do setor para o mercado externo de maneira que clientes globais enxerguem as empresas e os profissionais brasileiros como aptos para trabalhar em qualquer produção audiovisual, do começo ao fim, e não apenas em partes do “pacote” de serviços.

“O segmento de produção publicitária brasileira é reconhecidamente um dos mais criativos do mundo, e nossa parceria com a APRO, por meio do Projeto FilmBrazil, vem contribuindo para ampliar ainda mais essa reputação lá fora”, explica o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini.

Para a gerente do FilmBrazil na Apro, Marianna Souza, o projeto possibilita que o Brasil mostre para o mundo a capacidade dos fornecedores brasileiros de atrair produtoras e agências estrangeiras para filmarem no Brasil. “Nesta nova etapa do Projeto, estamos ressaltando a ideia do Brasil como um caleidoscópio de criatividade, diversidade cultural, capacidade de adaptação, inovação e ideias que podem se estabelecer no imaginário mundial”.

Segundo Marianna, a participação no Festival de Cannes é apenas uma das diversas ações de fomento à produção audiovisual brasileira para a publicidade estrangeira. “Estamos diante de grandes desafios e oportunidades provenientes do novo cenário em que o Brasil está inserido, com a proximidade de grandes eventos, como a Conferência Rio+20, a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, explica.

 

Cannes Lions 2012

Com a renovação da parceria da Apro com a Apex-Brasil, o Projeto FilmBrazil terá, mais uma vez, forte presença institucional no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, maior evento do mercado de criatividade publicitária global, que se encontra em sua 59ª edição. Além de organizar o Lounge FilmBrazil – espaço à beira-mar para aproximar profissionais do mercado de publicidade de todo o mundo e seus pares brasileiros –, o projeto mantém-se entre os maiores patrocinadores do festival, com seu gigantesco banner sobre a porta principal do evento, que acontece no Palais des Festivals. Isso é feito focando no posicionamento do Brasil como um polo de produção de excelência. Neste ano, o banner destaca a campanha “Tudo no mesmo ritmo”, criada pela Agência Zebra de Luxe.

 

Fonte:
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos



30/05/2012 15:14


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