Kit para feiras incentiva produção entre assentados



A possibilidade de ampliar a comercialização e a instalação de uma infraestrutura básica têm levado agricultores de Júlio de Castilhos (região central do RS) a investirem ainda mais na produção de hortigranjeiros, frutas, panificados, entre outros.

Equipamentos entregues através do projeto Feiras de Abastecimento Popular da Reforma Agrária – desenvolvido pelo Incra/RS, facilitam a participação de assentados na feira semanal no centro da cidade.

Os novos materiais foram inaugurados no último dia 26, na abertura da Feira do Produtor, localizada na praça Manuel Alvarenga. O kit é composto por duas mesas de madeira, lona, balança digital, avental, etiqueta para expor os preços, embalagens, 10 caixas para transportar produtos, boné, placa de identificação do assentamento e faixa de identificação. A entrega foi realizada por um dos idealizadores do projeto, o engenheiro agrônomo do Incra/RS, Norbert Hesseln.

“O kit feira protege os itens da exposição do sol e chuva e pode ser montado em vários lugares. Além disso, as famílias participantes estão ansiosas pela possibilidade de melhorar a renda com a comercialização de seus produtos, sendo que temos algumas já inscritas que estão aumentando a produção para participar da feira”, afirma a extensionista social do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Júlio de Castilhos, Marisete Rockenbach.

Apostas

Tânia P. Hahn, do assentamento Alvorada, e outras duas famílias, já aumentaram os canteiros para suprir a demanda por hortaliças e verduras. O grupo construiu, por conta própria, duas estufas (de 10 x 5m e de 12 x 5m) para o plantio de alface, repolho, beterraba, rúcula e tempero verde, além de cultivarem juntos mais de 200 mudas de tomate. “A gente está diversificando para atender de tudo”, comenta Tânia.

Para a assentada, a feira representa garantia de vendas. “É uma certeza que o produto vai sair. Você vai produzir com a certeza que as pessoas vão consumir”, comemora Tânia, que até então vendia os hortigranjeiros de casa em casa na cidade. Segundo ela, o kit distribuído pelo Incra contribuiu para a organização do grupo, pois agora há um espaço fixo para a exposição dos produtos.

Tânia destaca também que a feira proporciona uma maior programação entre os assentados, uma vez que aproxima o produtor do consumidor. “A gente tem noção do que é mais procurado, do que as pessoas querem mais, e podemos trabalhar mais nisso”.

Feira

A partir de agora, a Feira do Produtor será realizada todos os sábados, das 8h às 14h, reunindo 16 famílias da agricultura familiar, das quais 13 são dos assentamentos da reforma agrária: Alvorada, Santa Júlia e Fazenda do Sobrado.

De acordo com a Emater – entidade contratada pelo Incra/RS para a prestação de assistência técnica aos assentados – semanalmente, deverão ser comercializados aproximadamente 50 produtos diferentes entre pães, cucas, doces, compotas, frutas, verduras, peixes e derivados, ovos, farinha de milho, canjica, etc., oriundos dos assentamentos.

Fonte:

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



31/10/2013 18:16


Artigos Relacionados


Assentados comercializam produção em feiras

Convênio incentiva produção de peças audiovisuais para publicidade

Embrapa apresenta produção de etanol de 2ª geração em feiras pelo Brasil

Exportadores de joias e pedras apresentam produção nacional em feiras de Las Vegas

Senadores debatem projeto que incentiva produção local para as emissoras de rádio e TV

Itesp promove intercâmbio entre assentados