Convocação de Dilma pode afastar governistas de comissões, alerta Ideli



A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), afirmou, nesta terça-feira (15), que a base governista planeja realizar uma retirada em massa das comissões permanentes e inviabilizar seu funcionamento por falta de quórum. Essa é uma das hipóteses que estariam sendo analisadas pelo líder do Governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), para responder à terceira derrota sofrida pelos governistas na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI).

A derrota em questão refere-se à aprovação pela comissão, na reunião desta terça-feira (15), de requerimento do senador Mário Couto (PSDB-PA) solicitando a convocação da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para esclarecer a suposta montagem de dossiê, por funcionários da Casa Civil, sobre gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de sua esposa, Ruth Cardoso, com cartões corporativos. Romero Jucá chegou a apresentar recurso contra esse requerimento, rejeitado pelo presidente da CI, senador Marconi Perillo (PSDB-GO).

- Tem gente que está, inclusive, levantando que o comportamento dele [Marconi Perillo] à frente da presidência [da CI] já está caracterizado como partidário. E presidente de comissão tem que ter um comportamento de magistrado, de isenção - ressaltou Ideli.

O requerimento de Mário Couto pedia ainda esclarecimentos sobre as providências adotadas após as denúncias sobre o suposto dossiê, o detalhamento da investigação feita pela Polícia Federal sobre o caso, além de reivindicar cópia dos dados contidos no levantamento.

O recurso apresentado por Romero Jucá foi negado pelo presidente Marconi Perillo sob o argumento de que a convocação de Dilma já era matéria vencida, com possibilidade de ser revisada apenas pelo Plenário do Senado.



15/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governistas derrubam convocação de Dilma pela CCJ

Governistas e senadores da oposição discutem convocação de Dilma

Ideli diz que nova convocação de Dilma na CI é "repetição de um golpe"

CCJ pode avaliar novo requerimento de convocação de Dilma Rousseff

Governistas derrubam requerimento de convocação de Mantega

Ideli Salvatti se reúne com líderes governistas da Câmara