CCJ pode avaliar novo requerimento de convocação de Dilma Rousseff



Um novo requerimento de convocação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pode ser analisado pelos senadores nesta semana. O líder do PSDB na Casa, Arthur Virgílio (AM), apresentou à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) uma solicitação para que a ministra preste esclarecimentos sobre o suposto dossiê com os gastos de Fernando Henrique Cardoso quando este era presidente da República. Esse requerimento está na pauta da reunião da CCJ marcada para as 10h desta quarta-feira (16).

Se a comissão aprovar o pedido, será a segunda convocação de Dilma Rousseff pelo Senado em duas semanas. No início do mês, a Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) aprovou outro requerimento para a vinda da ministra. De autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a proposta prevê que Dilma Rousseff falará sobre o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e sobre a Usina Hidrelétrica de Belo Monte (PA).

Na reunião da CI, chegou a ser aprovado aditamento ao requerimento de Flexa Ribeiro, de autoria do presidente da comissão, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), para que a ministra falasse também sobre o dossiê. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), criticou a iniciativa e afirmou que a CI não tinha atribuição regimental para discutir temas como os cartões corporativos e o dossiê em questão. Também protestou contra o aditamento o senador Delcídio Amaral (PT-MS). Diante disso, Perillo retirou a complementação que havia apresentado à proposta original, mas disse que os senadores que integram a comissão poderão questionar a ministra sobre o suposto dossiê.

Na solicitação que apresentou à CCJ, Arthur Virgílio argumenta que o depoimento de Dilma Rousseff é necessário "diante das gravíssimas denúncias veiculadas nos órgãos de comunicação sobre a participação de seus subordinados [da ministra] na fabricação de um dossiê para intimidar os parlamentares de oposição do Congresso".

A reunião da CCJ - cuja pauta contém outros 18 itens além desse requerimento - será realizada na sala 3 da Ala Alexandre Costa.



14/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Novo requerimento de convocação de Dilma Rousseff está na pauta da CCJ

Comissão rejeita requerimento de convocação de Dilma Rousseff

Garibaldi Alves já recebeu requerimento de convocação de Dilma Rousseff ao Plenário

Jucá apresentará novo requerimento com o objetivo de anular convocação de Dilma para falar sobre dossiê

CMA rejeita convocação de Dilma Rousseff

CI aprova convocação de Dilma Rousseff