Cooperação entre MDA e associação de hotéis ampliará mercado da agricultura familiar



O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, manifestou na terça-feira (24) o interesse da pasta em assinar o termo de cooperação técnica com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih). 

O acordo - que será assinado nesta quarta-feira (25), durante a abertura do Encontro Catarinense de Hoteleiros, em Florianópolis, Santa Catarina - prevê a participação do ministério no Programa Cozinha Brasil Alimentação Inteligente, incentivando à compra e o consumo de produtos da agricultar familiar por meio da Rede Brasil Rural (RBR). 

Jair Meneguelli, presidente do Conselho Nacional do Sesi, explicou que objetivo é promover e estimular ações educativas quanto à preparação e ao consumo dos alimentos sadios, sob a ótica da higiene, nutrição, valorização da cultural local e dos recursos naturais, além do não desperdício.

O Programa Cozinha Brasil Alimentação Inteligente foi criado pelo Sesi a partir de estudos que revelavam baixa qualidade nutricional na alimentação dos trabalhadores da indústria. Segundo Meneguelli, o programa também deverá se expandir para à rede de hotéis. “A ideia é oferecer alternativas de refeições saudáveis que contemplem diabéticos, obesos, hipertensos, entre outros”, esclareceu.

O presidente da Abih, Fermi Torquato, falou sobre a importância do programa na qualificação dos serviços da rede hoteleira ao estimular a alimentação saudável.

Com foco na educação alimentar e no aproveitamento integral dos alimentos, atualmente, o programa, presente em todos os estados brasileiros, já realizou quase um milhão de atendimentos.

Os cursos ensinam a população a evitar o desperdício aproveitando integralmente os alimentos, como caule, talos, cascas, folhas e sementes, aliando economia, qualidade e sabor. As receitas buscam respeitar as diversidades regionais e a utilização de alimentos típicos de cada localidade. Além disso, os alunos recebem orientações de higiene pessoal, métodos de limpeza e manuseio de utensílios, métodos ideais de congelamento e descongelamento de alimentos, sem a perda de nutrientes.

Para o coordenador da RBR, Marco Antônio Viana Leite, que estará no evento representando o ministério, esta é uma excelente oportunidade para a agricultura familiar. “Vamos atingir um segmento que a agricultura familiar ainda não tem tradição de venda”, calcula.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 25 mil leitos em hotéis. A intenção do MDA e da Abih é que a parceria não fique restrita apenas às redes hoteleiras associadas. A expectativa é divulgar e ampliar a aquisição de produtos da agricultura familiar, pelo menos em 30 hotéis dos principais destinos turísticos do País. “Como, em geral, a cada hospedagem a pessoa consome pelo menos o café da manhã, é um grande mercado para os gêneros alimentícios da agricultura familiar”, conta o gerente executivo da associação, João Bittencourt Lino.

 

Como vai funcionar

Três programas serão a base do referido termo de cooperação: o Cozinha Brasil, o Viravida, e a Rede Brasil Rural.

A Rede Brasil Rural é uma estratégia do ministério MDA para organizar a cadeia de produtos da agricultura familiar, desde o processo de produção até o mercado consumidor. A partir do cadastro no site, os hotéis poderão anunciar sua demanda e comprar de agricultores familiares de todo o Brasil sem a necessidade de atravessadores no processo. Entre os principais benefícios, a rede  contribui para reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores, ampliando o potencial de mercado.

O Cozinha Brasil, programa que busca a preparação de alimentos de forma inteligente e sem desperdício, é uma iniciativa do Sesi. Em atividade desde 2004, o projeto irá capacitar os cozinheiros dos hotéis associados à Abih que manifestarem interesse.

O Vira Vida, também do Sesi, vai oferecer cursos profissionalizantes ligados à hotelaria aos jovens em situação de vulnerabilidade social para que possam aproveitar esse mercado de trabalho e conquistar sua autonomia. 

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



25/04/2012 17:00


Artigos Relacionados


Produtos da agricultura familiar vão abastecer restaurantes de hotéis

Hotéis de luxo da Bahia recebem catálogo com produtos da agricultura familiar

Criada Associação Brasileira da Agricultura Familiar Orgânica

Brasil e Marrocos assinam termo de cooperação com foco na agricultura familiar

Ministro não vê conflito entre produção familiar e grande agricultura

Vinho colonial pode estar entre os produtos da agricultura familiar