Produtos da agricultura familiar vão abastecer restaurantes de hotéis
Projeto Sustentabilidade à Mesa começa na Bahia, Pará, Ceará e Paraíba e vai beneficiar todo o País
Para levar os produtos da agricultura familiar para o ramo de alimentação do setor hoteleiro brasileiro, será lançado nesta terça-feira (18), em Salvador (BA), o Projeto Sustentabilidade à Mesa, que vai ser implementado também em Belém (PA), na quinta-feira (20), e em Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB), em outubro.
A pareceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Serviço Social da Indústria Sesi e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), vai chegar a todos os estados brasileiros, estimular o crescimento da agricultura familiar e do setor hoteleiro, por meio do contato direto dos hotéis com os fornecedores da agricultura familiar.
O Sustentabilidade à Mesa tem como base três programas já existentes: o Rede Brasil Rural (RBR), do MDA, e Cozinha Brasil e ViraVida, do Sesi.O projeto tem o objetivo de preservar os recursos naturais e contribuir para o desenvolvimento turístico sustentável, econômico e social do País.
O coordenador do programa Rede Brasil Rural do MDA, Marco Antônio Viana Leite, ressalta que o projeto vai abrir o mercado de hotéis para agricultura familiar, que ainda estava fechado. “Aquecemos os negócios da agricultura familiar e, do outro lado, os hotéis poderão fornecer aos hóspedes produtos diferenciados e oriundos do trabalho das famílias do campo”, detalha Viana.
Já o presidente da Abih, Enrico Fermi, destaca que a agricultura familiar dispõe de produtos diversificados que podem atrair cada vez mais hóspedes. “A população tem simpatia pela questão ambiental e acredito que vai aderir facilmente. O Cozinha Brasil, por exemplo, vai evitar o desperdício de alimentos, o que pode reduzir o custo da alimentação para o consumidor final”.
Rede Brasil Rural
A Rede Brasil Rural facilita a compra e venda de produtos da agricultura familiar por meio da internet. O site criado pelo MDS foi desenvolvido para fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar e beneficiar os participantes. Em julho deste ano, cerca de 570 associações e cooperativas rurais estavam cadastradas na rede, o que corresponde a 200 mil pequenos produtores beneficiados.
Por meio da ferramenta, agricultores podem vender sua produção para todo o País, incluindo restaurantes e supermercados. Os produtores podem também comprar produtos que os beneficiem, como embalagens, máquinas e insumos agrícolas agroecológicos. As compras em grande quantidade e a comparação de preços de produtos e fretes entre fornecedores devem baratear o custo dos agricultores, tornando seus produtos mais competitivos.
O principal comprador da Rede Brasil Rural é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As cooperativas e associações recebem uma notificação automática sempre que houver chamada pública para comprar os produtos e alimentos, que serão entregue a escolas em todo o País.
A Rede Brasil Rural tem empreendimentos de todos os estados e DF, mas Rio Grande do Sul, seguido por Minas Gerais e São Paulo e Bahia são as unidades da federação com maior número de associações inscritas.
Para utilizar o site da Rede Brasil Rural, os agricultores familiares não podem se inscrever sozinhos, somente por meio de suas cooperativas ou associações. Apenas pessoas jurídicas portadoras da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) podem ofertar os produtos na página. Saiba como se cadastrar no Rede Brasil Rural.
Cozinha Brasil
O programa Cozinha Brasil, do Sesi, tem foco na educação alimentar e no aproveitamento integral dos alimentos. Ele combina alguns grandes eixos: nutrição, manuseio adequado, economia doméstica, redução de desperdícios e aproveitamento de produtos regionais ou sazonais. São oferecidos cursos a centenas de municípios.
ViraVida
O programa ViraVida promove a elevação da escolaridade dos adolescentes e jovens, para que desvendem o próprio potencial e assim conquistem autonomia. O processo socioeducativo está baseado em cursos profissionalizantes construídos a partir do alinhamento entre a demanda de cada mercado, o perfil e as expectativas desses jovens.
Os cursos também asseguram aos alunos atendimento psicossocial, voltado ao resgate de valores e fortalecimento de vínculos familiares. Desde abril, o ViraVida realizou 2.4 mil matriculas, com 832 alunos em sala de aula e 1.3 mil formados. Ao todo, 749 participantes entraram no mercado de trabalho.
Leia mais:
Agricultura familiar receberá R$ 180 milhões em investimentos
Venda de produtos da agricultura familiar será feita pela internet
Cooperação entre MDA e associação de hotéis ampliará mercado da agricultura familiar
Rede Brasil Rural quer ampliar consumo de produtos da agricultura familiar nas escolas
Supermercados terão produtos da agricultura familiar por meio da Rede Brasil Rural
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
18/09/2012 13:14
Artigos Relacionados
Produtos da agricultura familiar irão abastecer presídios e restaurantes universitários
Hotéis de luxo da Bahia recebem catálogo com produtos da agricultura familiar
Agricultura familiar abastece restaurantes universitários do Paraná
Cooperação entre MDA e associação de hotéis ampliará mercado da agricultura familiar
Mais de 4.500 produtos têm o Selo da Agricultura Familiar
Agricultura familiar tem 17 produtos com bônus em outubro