Rede Brasil Rural quer ampliar consumo de produtos da agricultura familiar nas escolas



Representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de Secretarias de Estaduais de Educação, dos Projetos Nutre e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecanes) instalados pelo País conheceram em detalhe a ferramenta de comercialização da agricultura familiar via internet - a Rede Brasil Rural, criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Brasil Sem Miséria que aumentar o número de agricultores familiares atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos.

 

A nova rede, que dispõe de um espaço específico para a compra e venda de produtos da merenda escolar, foi apresentada na quarta-feira (4), em Brasília, durante o 1º Encontro de Avaliação e Implementação do artigo 14 da Lei 11.947/2009.

Durante três dias de debates os participantes levantaram ideias para aumentar o acesso dos produtores rurais ao Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae).

A Rede Brasil Rural foi lançada recentemente pelo MDA. Desde então, cerca de 100 mil unidades familiares já estão cadastradas no sistema por meio de suas cooperativas e associações. A expectativa da pasta é ampliar o número de cadastros e alcançar, até junho, 600 mil propriedades.

“Por meio da rede, produtores terão acesso a todos os editais do Pnae no Brasil, viabilizando a possibilidade de ofertar os produtos pela internet. Os agricultores vão entender melhor as demandas, quem compra e por quanto são negociados os produtos. Ou seja, mais acesso ao mercado e mais informação”, enfatizou o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do ministério, Arnoldo de Campos.

Ele explicou que, além da logística facilitada, os compradores podem conhecer detalhes relevantes das ofertas, como a origem dos produtos, se é orgânico ou não e se a comunidade responsável é quilombola, extrativista, indígena, dentre outras que compõem a agricultura familiar. “O interessado na aquisição pode ir direto à fonte. Essa comercialização objetiva vai gerar mais renda às famílias”, acrescentou o diretor do MDA.

A representante do FNDE, Isabel Cristina, pontuou que a transparência e a divulgação estão entre os maiores benefícios da Rede Brasil Rural para os agricultores familiares. “As cooperativas ficarão mais bem informadas e terão a oportunidade de participar de diferentes chamadas públicas para a compra de produtos da merenda escolar por meio do Pnae. Às vezes, os produtores não conhecem a necessidade de municípios vizinhos. Com esse canal de vendas, eles terão a chance de ofertar seus produtos às comunidades próximas”, comentou Isabel.

A nutricionista e agente do Pnae em Santa Catarina, Poliana Martins, destacou a importância da rede: “Com o aumento da venda de produtos oriundos da agricultura familiar, agora facilitada pela Rede Brasil Rural, a qualidade da merenda escolar tende a melhorar, já que os alimentos podem ser entregues mais frescos, além de diminuir o consumo de produtos industrializados e aumentar a inserção de alimentos in natura”, ponderou.

 

Pnae

O Pnae tem como objetivo oferecer alimentação saudável aos milhões de estudantes de escolas públicas de todo o Brasil e ao mesmo tempo estimular a agricultura familiar. Desde 2009, a Lei nº 11.947, regulamentada pelo Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, estabelece que, no mínimo, 30% dos recursos do fundo destinados à compra de alimentos para instituições de ensino sejam reservados à aquisição de produtos de agricultores familiares e suas organizações. A obrigatoriedade incentiva a economia local e gera aumento de renda das famílias do meio rural.

“Em 2012, a meta do MDA é de que alguns estados, como Paraná e Santa Catarina, por exemplo, comprem 100% dos alimentos da merenda escolar de agricultores familiares. Em outros locais, como Pernambuco, essa compra deve ser triplicada até o final do ano”, detalhou o diretor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA (SAF/MDA), Arnoldo de Campos.

 

Rede Brasil Rural

A plataforma virtual criada pelo MDA para aproximar os agricultores familiares dos fornecedores e dos consumidores de todo o País vem sendo aperfeiçoada para que mais agricultores tenham acesso e possam vender seus produtos de forma virtual. Desta forma, agricultores de todo o País poderão ampliar a renda da família. Atualmente, é possível consultar as ofertas da agricultura familiar dos empreendimentos cadastrados por mais de 400 cooperativas e associações.

O objetivo principal da RBR é reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores por meio de ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar. O projeto também conta com apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como agente financiador e a parceria dos Correios, que cuida de toda a logística de entrega de produtos, tanto para os agricultores familiares quanto para os clientes.

Consulte aqui as ofertas da agricultura familiar na Rede Brasil Rural.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



05/04/2012 12:03


Artigos Relacionados


Supermercados terão produtos da agricultura familiar por meio da Rede Brasil Rural

Cooperativas da agricultura familiar no Paraná são cadastradas na Rede Brasil Rural

Embrapa será parceira da Rede Brasil Rural com tecnologias para cooperativas da agricultura familiar

Creches, escolas e asilos do Acre vão receber produtos da agricultura familiar

Governo quer ampliar vendas da agricultura familiar para supermercados em 2012

Conferência sobre extensão rural quer melhorar atendimento à agricultura familiar