Seminário estuda emissões de gases de efeito estufa
A preparação do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 envolve também medidas ligadas às mudanças climáticas. Os investimentos em infraestrutura e o deslocamento de milhares de torcedores aparecem como fatores que contribuirão para liberar gases de efeito estufa na atmosfera. A dimensão real dessas emissões, no entanto, será medida por agentes locais nas 12 cidades-sede do torneio, que começam a passar por treinamento em seminários marcados para começar a partir da próxima semana. Também serão identificadas medidas passíveis de serem implantadas para a redução e compensação dessas emissões.
O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
Público alvo
Entre a próxima segunda (18) e terça-feira (19), Brasília (DF) será a primeira cidade a receber o treinamento. O evento Inventário de Emissões da Copa do Mundo 2014 será direcionado para profissionais de transporte, construção civil, gestão de resíduos e de outras áreas diretamente envolvidas com a competição.
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) é parceiro na realização das oficinas e a capacitação faz parte do projeto Opções de Mitigação de Gases de Efeito Estufa em Setores-Chave do Brasil, executado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Os convidados para a oficina foram selecionados pelas Secretarias Especiais da Copa (Secopa) de cada estado.
A oficina dura dois dias, e será ministrada por instrutores do Pnuma, com participação de consultores do MMA responsáveis pelo levantamento das informações. O conteúdo inclui panorama sobre mudanças climáticas, introdução aos diversos tipos de inventário de emissões de gases de efeito estufa e a metodologia selecionada para ser aplicada para a Copa de 2014, além de dinâmicas, discussões e debates.
Cronograma
Brasília – 21 de 22 de outubro
Natal - 24 e 25 de outubro
Cuiabá e Curitiba - 31 de outubro e 1 de novembro
Recife e Salvador - 4 e 5 de novembro
Fortaleza e São Paulo - 11 e 12 de novembro
Belo Horizonte e Porto Alegre - 18 e 19 de novembro
Manaus e Rio de Janeiro - 21 e 22 de novembro.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
19/10/2013 16:46
Artigos Relacionados
Brasil pode reduzir emissões de gases de efeito estufa com mais R$ 44 bi por ano
Comissão debate atualização do inventário de emissões de gases do efeito estufa
Brasil fixa teto de emissões nacionais de gases de efeito estufa até 2020
Casagrande: 75% das emissões de gases de efeito estufa no país advêm de queima de vegetação
Meio Ambiente: Especialistas advertem que emissões de gases de efeito estufa podem aumentar
Política visa à redução das emissões de gases de efeito estufa e à promoção da adaptação à mudança do clima