Cópia de relatório final da CPI do Apagão Aéreo deverá ser encaminhada a Lula



Ao destacar a boa qualidade do segundo relatório parcial da CPI do Apagão Aéreo, apresentado nesta quarta-feira (4) pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO),o presidente do colegiado, Tião Viana (PT-AC), comunicou que deverá encaminhar cópia do texto final, a ser produzido pela comissão em novembro, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

- Tenho o entendimento de que, pela importância deste trabalho, pela seriedade e pela visão propositiva ao próprio governo, a CPI, ao final dos trabalhos, deverá levar o relatório no seu todo ao presidente da República e aos membros do governo para que o senador Demóstenes possa transmitir o teor e a intenção do documento - disse Tião Viana.

Após a leitura do relatório, vários senadores parabenizaram Demóstenes pelo trabalho realizado. Mário Couto (PSDB-PA), mesmo lembrando que ainda há muito para ser investigado, considerou digno dos "mais calorosos aplausos" o trabalho realizado até o momento. Ele destacou especialmente a orientação do trabalho de Demóstenes, voltada não só para identificar os problemas e responsabilizar pessoas, mas principalmente preocupando-se em apresentar soluções para a melhoraria do sistema.

Ao considerar a forma de trabalho adotada pela CPI como um exemplo a ser seguido por outras comissões da Casa, Romeu Tuma (DEM-SP) elogiou Demóstenes pela paciência nos depoimentos em busca das informações necessárias.

Gilvam Borges (PMDB-AP) parabenizou Demóstenes pela escolha acertada de depoentes para prestar esclarecimentos à comissão, porém cobrou a inclusão no texto de uma alternativa explícita visando a resolver no curto prazo o problema salarial dos controladores, mesmo levando em conta a questão da possibilidade de quebra de hierarquia na Força Aérea Brasileira pela concessão de gratificação aos sargentos controladores de vôo.

Infraero

Na reunião da CPI foram aprovados requerimentos de autoria do relator, Demóstenes Torres, solicitando à Controladoria Geral da União (CGU) o compartilhamento dos sigilos bancários e fiscal de funcionários da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e de empresas que firmaram contratos com a estatal.



04/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI do Apagão Aéreo vota relatório final às 11h

CPI do Apagão Aéreo vota relatório final

Adiada votação do relatório final da CPI do Apagão Aéreo

Adiada votação do relatório final da CPI do Apagão Aéreo

CPI do Apagão Aéreo vota relatório final nesta terça-feira

Leitura do relatório final da CPI do Apagão Aéreo fica para próxima semana