Copom reforça que inflação deve ficar próximo do centro da meta em 2012



As projeções de inflação no cenário de referência e no de mercado diminuíram e estão ao redor do valor central da meta em 2012. A avaliação está na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, divulgada nesta quinta-feira (8). Na reunião, o comitê decidiu reduzir a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual, para 11% ao ano. A taxa é usada como instrumento para controlar a inflação no País.

Para o terceiro trimestre de 2013, as projeções de inflação mantêm-se ao redor do valor central da meta, no cenário de referência, e acima, no de mercado.

O cenário de referência leva em conta as hipóteses da cotação do dólar em R$1,85 e da taxa Selic em 11,5% ao ano. Nesse cenário, a projeção para a inflação de 2011 se elevou em relação ao valor considerado na reunião do Copom de outubro e se encontra acima do valor central de 4,5% para a meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

No cenário de mercado, que leva em conta as trajetórias de câmbio e de juros de analistas do mercado financeiro consultados pelo BC, a projeção de inflação para 2011 também se elevou e se encontra acima do valor central da meta para a inflação.

“No cenário central com que trabalha o Copom, a taxa de inflação se posiciona em torno da meta em 2012”, informa a ata.


Fonte:
Agência Brasil



08/12/2011 12:14


Artigos Relacionados


Copom: inflação deve ficar próxima ao centro da meta este ano

Inflação deve se aproximar do centro da meta em dezembro de 2012, afirma presidente do BC

Tombini prevê que inflação ficará no centro da meta em 2012

Presidente do BC diz que inflação deve cair, mas só atingirá centro da meta em 2011

Meta de inflação deste ano é de 4,5%, mas índice pode ficar em 4%, diz presidente do Banco Central

CMN fixa em 4,5% meta de inflação para 2012